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MTE-THOMSON
ORIGINAL
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Válvula Termostática

Informações Técnicas

Função

São as Válvulas que direcionam o fluxo de líquido do motor para o radiador.

Aplicação

São utilizados nos sistemas de arrefecimento (selados ou não) dos motores refrigerados a líquido ou a ar.

Princípio de Funcionamento

Os Termostatos utilizam uma cera expansiva derivada do petróleo, calibrada conforme especificação. Com o aumento de temperatura, sua expansão dentro do termo-elemento provoca o deslocamento do pino de inox, comprimindo a mola e possibilitando a abertura da Válvula e a passagem do líquido para o radiador. (Fig.1).

Localização

Geralmente próximo do motor e da mangueira superior que sai do radiador.

Utilização

Utilizado para:

  • Proporciona um aquecimento rápido ao motor. (O Termostato fica fechado quando o motor está frio).
  • Após a abertura do Termostato, manter o motor trabalhando dentro dos limites de temperatura a que foi projetado.

Vantagens:

  • Evitar atrito e prolongar a vida útil do motor.
  • Atingir o máximo de torque e potência
  • Evitar excesso de consumo de combustível
  • Evitar maiores índices de poluentes.

Temperatura de Trabalho

Todos os tipos de Termostatos possuem em seu código a temperatura de início de abertura. Ex: 288.80.

O termostato começa seu estágio de abertura entre 78°C e 82°C, devendo estar totalmente aberta em 95°C com curso de no mínimo 8 mm. (Fig. 2).

Quando não funciona

Aberta: alto consumo de combustível e emissão de poluentes, baixa potência e torque.
Fechada: Provoca um superaquecimento no motor, queima de junta de cabeçote, empenamento do cabeçote do motor, etc.

Diagnóstico

Teste da Válvula: (Fig. 3).

  1. Colocar o Termostato em um recipiente com líquido a base de etileno-glicol e levar ao fogo baixo (evitar que o termostato encoste no fundo).
  2. Com o auxílio de um termômetro e agitando o líquido para uma melhor uniformidade da temperatura, observe o funcionamento do termostato.
  3. Após 15 minutos (>100°C), retire-o e observe que deve estar totalmente aberto.

Importante: Este teste checa somente se a Válvula está em funcionamento, um estudo mais detalhado, como a temperatura de abertura, deverá serrealizado em equipamentos específicos na fábrica.

Manutenção

Cuidados quando trocar o Termostato:

  • Utilizar sempre uma nova junta ou anel de vedação.
  • Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento.
  • Após reparo verificar se não existe vazamentos.
  • Não deixe o veículo sem o Termostato, o motor trabalhará sempre frio, ocasionando falhas, consumo excessivo de combustível e aumento na emissão de poluentes.

Cuidados

  • Verifique sempre o Termostato correto para cada modelo do veículo.
  • Nunca faça manutenção com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
  • Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
  • Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
  • Não completar com água pura, pois dilui a concentração do etileno-glicol.
  • Diminuição do nível do líquido , deve ter algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva dos Termostatos a cada 30.000 Km.

Garantia

– Os produtos da MTE-THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data da compra pelo usuário final.

– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente.

– A reposição ocorrerá no local da compra mediante apresentação da nota fiscal, conforme descrito no Procedimento de Garantia.

– Esta garantia é válida apenas para os produtos da MTE-THOMSON.

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