O EGTS, Exhaust Gas Temperature Sensor em inglês, detecta a temperatura nos gases do escapamento, converte em Voltagem (V), informa à ECU e a partir daí controla e reduz as emissões.
O EGTS é localizado no escapamento do veículo conforme abaixo:
T3 – antes do Turbo Compressor
T4 – depois do Turbo Compressor
T5 – antes/depois do Catalisador de Oxidação Diesel (CAT)
T6 – antes/depois do Filtro de Partícula Diesel (DPF) e Catalisador de Redução (SRC)
TEGR – antes/depois do Sistema EGR de alta pressão
Com a ajuda dos diferentes sinais dos EGTS, os dispositivos de tratamento de gases de escape podem operar em suas condições ideais e suas funcionalidades são constantemente verificadas (OBD – Diagnósticos On-Board).
Por exemplo:
- Com as sondas de temperatura antes e depois do turbocompressor, verifica se ocorreu uma queda de temperatura (cerca de 150 ° C)
- O CAT e o SRC precisam atingir uma temperatura de operação mínima, respectivamente 140 ° C e 190 ° C
- As temperaturas antes do turbocompressor e após o DPF, são monitoradas para que esses componentes não se sobreaquecem.
- O comportamento das temperaturas após antes e depois do DPF (juntamente com o sinal do EGPS – Sensor de Pressão Diferencial) indica se um processo de Regeneração foi executado com sucesso.
A MTE-THOMSON fabrica duas tecnologias diferentes de EGTS, NTC Thermistor e PT200. Desta forma, podemos oferecer uma gama completa no mercado de reposição.
Aplicação
O sinal é medido usando um Voltage-Divider. Alguns ECU fornecem 2.2 kOhms pull-up.
SINAIS: PT200 (rosa) X NTC (azul)
Saída de tensão inferior a NTC vs. Pt200 com resistência de pull-up de 1000 ohms e alimentação de 5 V DC.
Componentes
- Tampa inoxidável fechada: protege o elemento sensor contra a atmosfera de corrosão e as gotas de água do escape
- Termistor NTC: elemento cerâmico Coeficiente de temperatura negativa
- Pt200: elemento de platina com coeficiente de temperatura positivo, que possui uma resistência de 200 ohms a 0 ° C
- MIC: cabo isolado mineral que separa a parte quente da parte fria.
- Fios: isolados em teflon – resistentes a óleo, gás e água. Arame trançado – Maior flexibilidade
- Conectores: PA + GF. Qualidade OEM
Quando não funciona
As falhas das sondas de temperatura podem levar a:
- Regeneração de filtro desnecessária
- Perdas de energia se o sensor não estiver detectando o nível de saturação do filtro
- Luz de painel para filtro de partículas e pré-aquecimento de luz piscando
- Redução da vida útil do filtro devido a regenerações desnecessárias
- Deterioração do turbocompressor, componentes CAT, SCR e DPF
- Aumento do consumo de Diesel
- Aumento dos níveis de poluição de CO, NOx e HC
Garantia
Todos os produtos MTE-THOMSON são garantidos para 01 (um) ano contra defeitos de materiais defeituosos ou fabricação. A garantia é limitada à substituição da parte defeituosa; Não podemos estender a garantia para cobrir defeitos causados por mau uso, negligência, acidente ou desgaste e lágrimas. Não podemos aceitar a responsabilidade por perda ou dano consequente que seja reivindicado como resultado do uso de um de nossos produtos.
Mais informações: mte-thomson.com.br
Qualidade
O EGTS da MTE-THOMSON é produzido com as melhores matérias-primas, com processos automatizados e é testado 100% com expertise OEM.