Informações Técnicas
Função
São termômetros que transformam temperatura em sinais elétricos para serem interpretados pelo painel do veículo.
Aplicação
- Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.
Princípio de Funcionamento
Os sensores de temperatura utilizados nos sistemas automotivos são basicamente termistores (resistores do tipo NTC). Estes sensores são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC (fig 1) Como mostra a (fig 2), a principal característica do termistor (NTC do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada de sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.
aumento de temperatura → diminuição da resistência
diminuição de temperatura → aumento da resistência
A montagem do Sensor depende da aplicação a qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que isola o líquido arrefecimento.
Importante: Alguns modelos de veículos utilizam um sensor de temperatura junto com um interruptor térmico, chamado DUPLEX. Este sensor além de informar a temperatura no painel através do ponteiro também aciona um alarme ou lâmpada para informar excesso de temperatura ( veja mais informações no capítulo Interruptor Térmico)
Localização
Sensor de temperatura do motor: na válvula termostática, no bloco do motor ou na base do coletor de admissão, quando por está circula líquido arrefecedor (motores a álcool)
Utilização
Sensor de temperatura do motor – Utilizado para:
- Indicar através do ponteiro o valor da temperatura do líquido do motor em grau Celsius.
- Acionar a injeção de gasolina na partida a frio de veículos a álcool.
Quando não funciona
- Sensor de temperatura do motor: Indicação incorreta da temperatura, deixando de se evitar o superaquecimento.
Manutenção
Cuidados quando trocar o Interruptor:
- Deve-se evitar o excesso de aperto.
- Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento.
Diagnóstico
Para estes sensores há três tipos de falhas:
- O sensor envia informação errada, dentro da faixa de trabalho
- O sensor envia informação errada fora da faixa de trabalho (sensor em curto ou aberto)
- A informação é errada (curto ou aberto) para certas temperaturas ( falha intermitente)
Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando um equipamento de teste; o voltímetro
Para o caso 1: Utilizar o valor de escala correto e comparar com a temperatura real do motor
Para o caso 2: Sensor em curto: Valor Zero do display – Sensor aberto: Nenhum valor do display
Para o caso 3: Com o sensor conectado, verificar a presença de eventuais descontinuidades (saltos de tensão) na medição do sinal do sensor, enquanto o motor aquece desde temperatura ambiente até a normal de trabalho. Para a verificação de calibração, além do ohmímetro, é indispensável dispor da curva característica da tabela de calibração fornecidas pelo fabricante.
Cuidados
- Verifique sempre o sensor de temperatura correto para cada modelo de veículo.
- Nunca faça manutenções com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
- Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
- Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
- Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
- Não completar com água pura, pois dilui a concentração de etileno-glicol.
- Diminuição do nível do líquido deve ter algum vazamento no sistema.
- Faça sempre a manutenção preventiva dos Sensores a cada 30.000 km.
Garantia
– Os produtos da MTE- THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data de compra pelo usuário final.
– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente
– A reposição ocorrerá no local de compra mediante a apresentação da nota fiscal, conforme descrito no procedimento de garantia.
– Esta garantia é válida apenas para os produtos MTE-THOMSON.