Sensor de Temperatura

Sensor de Temperatura

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

 

Função

São termômetros que transformam temperatura em sinais elétricos para serem interpretados pelo painel do veículo

 

Aplicação

Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.

 

Princípio de Funcionamento

Capturar.PNG fig 1 - Sensor de TemperaturaCapturar.PNG fig 2 - Sensor de Temperatura

Os sensores de temperatura utilizados nos sistemas automotivos são basicamente termistores (resistores do tipo NTC). Estes sensores são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC (fig 1) Como mostra a (fig 2), a principal característica do termistor (NTC do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada de sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.

aumento de temperatura → diminuição da resistência 

diminuição de temperatura → aumento da resistência 

A montagem do Sensor depende da aplicação a qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção,que isola o líquido arrefecimento.

Importante: Alguns modelos de veículos utilizam um sensor de temperatura junto com um interruptor térmico, chamado DUPLEX. Este sensor além de informar a temperatura no painel através do ponteiro também aciona um alarme ou lâmpada para informar excesso de temperatura ( veja mais informações no capítulo Interruptor Térmico)

 

Localização

Sensor de temperatura do motor: na válvula termostática, no bloco do motor ou na base do coletor de admissão, quando por está circula líquido arrefecedor (motores a álcool)

 

Utilização

Sensor de temperatura do motor – Utilizado para:

  • Indicar através do ponteiro o valor da temperatura do líquido do motor em grau Celsius.
  • Acionar a injeção de gasolina na partida a frio de veículos a álcool.

 

Quando não funciona

  • Sensor de temperatura do motor: Indicação incorreta da temperatura, deixando de se evitar o superaquecimento.

 

Manutenção

Cuidados quando trocar o Sensor:

  • Deve-se evitar o excesso de aperto
  • Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento

 

Diagnóstico

Para estes sensores há três tipos de falhas: 

  1. O sensor envia informação errada, dentro da faixa de trabalho
  2. O sensor envia informação errada fora da faixa de trabalho (sensor em curto ou aberto)
  3. A informação é errada (curto ou aberto) para certas temperaturas ( falha intermitente)

Em todos os casos,o diagnóstico pode ser realizado utilizando um equipamento de teste; o voltimetro

Para o caso 1: Utilizar o valor de escala correto e comparar com a temperatura real do motor

Para o caso 2: Sensor em curto: Valor Zero do display – Sensor aberto: Nenhum valor do display

Para o caso 3: Com o sensor conectado, verificar a presença de eventuais descontinuidades (saltos de tensão) na medição do sinal do sensor, enquanto o motor aquece desde temperatura ambiente até a normal de trabalho. Para a verificação de calibração, além do ohmímetro, é indispensável dispor da curva característica da tabela de calibração fornecidas pelo fabricante.

 

Cuidados

  • Verifique sempre o sensor de temperatura correto para cada modelo de veículo.
  • Nunca faça manutenções com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
  • Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
  • Utilizar sempre o  líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
  • Não completar com água pura, pois dilui a concentração de etileno-glicol.
  • Diminuição do nível do líquido deve ter algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva dos Sensores a cada 30.000 km.

 

Garantia

– Os produtos da MTE- THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data de compra pelo usuário final.

–  A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente

– A reposição ocorrerá no local de compra mediante a apresentação da  nota fiscal, conforme descrito no procedimento de garantia.

– Esta garantia é válida apenas para os produtos MTE-THOMSON.

 

 

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