Impulsionado por novos desafios, o Youtuber Marcelo Tonella anunciou em seu canal esta semana sua mais nova aquisição para ser restaurada: um veículo Gurgel, modelo X12-TL (assim chamado por ter seu “teto de lona”) ano modelo 1984.
O carro precisará passar por uma revisão mecânica completa, pois apresenta alguns problemas, principalmente no sistema de transmissão. O motor também será todo revisado e refeito, pois está com um severo vazamento de óleo aparente.
E como falou de motor e temperatura, falou de MTE-THOMSON, aproveitando a parceria bem-sucedida com o #PassatMTE, a marca mais uma vez se une ao Tonella com intuito de transformar o tipo do motor, então carburado, para um modelo com injeção eletrônica.
Para isso, a MTE-THOMSON fornecerá diversos Sensores e Atuadores para a Injeção Eletrônica, além de auxiliar com seu corpo técnico para essa atualização de tecnologia no veículo.
Curiosidade
A fábrica da marca Gurgel, foi uma das únicas montadoras genuinamente brasileiras a se aventurar no mundo automotivo. Seu fundador, Sr. Amaral Gurgel começou produzindo karts e minicarros de fibra para crianças no início dos anos 60.
Utilizando motor Volkswagen, o primeiro modelo de carro montado no início dos anos 70 foi o Bugue Ipanema, seguido pelo Xavante XT em 1972, Xavante XTC em 1974 e no mesmo ano ainda, o Xavante X-12, que mais tarde, se tornaria conhecido apenas como X-12.
Como diferenciais, esses veículos possuíam suas carrocerias fabricadas em plástico reforçado com fibra de vidro, chassi feito de plasteel (projeto patenteado pela Gurgel desde o início de sua aplicação, que era uma união de plástico e aço, que aliava alta resistência a torção e difícil deformação). Na época, as Forças Armadas Brasileira foi uma das maiores usuárias do modelo.
Em 1980 a marca possuía 10 modelos de veículos e se manteve até 1994, quando infelizmente foi declarada “falida” pelo governo que não oferecia mais aporte para que ela permanecesse em produção, ficando ativa ainda até 1996.
A MTE-THOMSON, assim como a Gurgel, é uma empresa 100% brasileira e entende a paixão nacional por carros.
“Estamos orgulhosos de fazer parte desse novo e arrojado projeto de restauração com o Tonella. Com certeza, será mais um sucesso, demonstrando o carinho e cuidado que devemos ter com nossa memória automotiva, tão importante e parte da história e desenvolvimento do nosso País”, comenta Alfredo Bastos Jr, Diretor de Marketing da MTE-THOMSON.
“Carro, Brasil e MTE-THOMSON tem tudo a ver! Vamos juntos em mais essa jornada!”, finaliza Bastos.
O veículo ainda não tem previsão de finalização, mas promete ótimos vídeos e conteúdo interessante para os seguidores e admiradores da marca.