Segundo reportagem publicada no Jornal O Estado de São Paulo, do último dia 02 de dezembro, montadoras e usinas de álcool estariam iniciando discussões com o governo federal para que o etanol seja o principal combustível utilizado em carros elétricos para que seja gerado menor índices de emissões de poluentes no mundo.
O principal objetivo seria que fossem desenvolvidas pesquisas para que veículos híbridos e de células de combustíveis por meio da retirada do hidrogênio para movimentar o motor elétrico.
Para ilustrar mais claramente a relação combustível x poluente, o Jornal publicou o seguinte gráfico:
Já existem países como Índia, Indonésia, Tailândia e África do Sul interessados no projeto. Para o Brasil, o projeto seria de grande valia, uma vez que é um dos maiores produtores de cana de açúcar no mundo e na Europa, não há suporte político para produção de biocombustíveis, pois, mesmo a venda de veículos elétricos e híbridos estar muito mais difundida do que no nosso País, a fonte de onde é tirada a energia que abastece esses veículos geralmente vem de uma mina de carvão ou do próprio diesel, segundo afirma Evandro Gussi, Presidente da Unica (União da Indústria da Cana de Açúcar).
Para saber mais detalhes dessa reportagem, acesse ela na íntegra aqui. (Para acessar precisa ser assinante do jornal).
Texto: Paula Skoretzky – PSC Comunicação / Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON.
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/20 – Editoria Negócios, Pág 29.
Gráfico: Reprodução O Estado de São Paulo 02/12/20 – Pág 29.