Acompanhe nossa restauração junto com o Tonella e sua equipe!
Além do lançamento do Chevrolet Bel Air, em 1957, ano de fundação da MTE (Metalúrgica Termoelétrica), uma segunda data foi marcante para a história e desenvolvimento da empresa hoje conhecida mundialmente como MTE-THOMSON: o lançamento do Passat, da Volkswagen, aqui no Brasil.
Uma nova engenharia, um novo conceito, tudo era novo e desconhecido nesse ousado projeto dos alemães de 1974: Motor dianteiro e refrigerado a liquido em linha e inclinado 30o, radiador de alumínio e separado do motor arrefecido por ventoinha elétrica, suspensão McPHERSON, eixos homocinéticos na frente, eixo traseiro de torção com estabilizador transversal e molas helicoidais, freios a disco com cavalete flutuante, carroceria monobloco. Quanta novidade!
Já no ano seguinte, 1975, o Passat chega ao Brasil considerado como um marco (e um desafio) para a engenharia brasileira. A MTE que já era fornecedora da VW, precisou por exigência da montadora, buscar um parceiro internacional para o desenvolvimento e continuidade de fornecimento de termostatos para o novo veículo. Dessa joint-venture surge a MTE-THOMSON.
Para demonstrar a gratidão com a marca e o modelo, a empresa iniciou a restauração de um PASSAT 1976, em parceria com o canal de mecânica Tonella, (https://www.youtube.com/marcelotonella), especialista em veículos VW, transmitindo ao vivo todo o trabalho durante e após o evento.
“Todos que como nós, gostam e trabalham com carros e com esse universo, curtem ver o passo a passo, o desenvolvimento, o antes e depois de um bom trabalho que valoriza essa nossa paixão nacional. Esperamos poder contar um pouco da nossa história através dessa restauração, trazendo muito orgulho para a MTE-THOMSON pela sua participação nesse projeto tão importante para nós e para a evolução da marca!”, declara Alfredo Bastos, Diretor de Marketing da MTE-THOMSON.