Recentemente o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) lançou em seu site, uma série de certificações, voltadas para os profissionais da reparação.
A novidade conta com o apoio de várias indústrias de autopeças e entre elas, a MTE-THOMSON que sempre está junto de iniciativas que auxiliem os reparadores a se profissionalizarem, contribuindo com o desenvolvimento, crescimento e credibilidade do setor.
O objetivo dessa certificação é reconhecer os profissionais, avaliando os conhecimentos técnicos e suas habilidades baseados nas normas técnicas ABNT para atender com eficiência e competência as necessidades de manutenção e reparação de veículos automotivos nas áreas de sistema de freio, de direção, de suspensão, de exaustão, de motores, retífica de motores, funilaria e pintura.
O reparador precisa comprovar experiência de mínimo dois anos ou curso de formação nas áreas relacionadas a certificação.
“Acreditamos que somente o conhecimento é capaz de melhorar e fazer o setor da reparação evoluir. Essa certificação vem para atestar que já temos muitos profissionais excelentes e preparados para atender as mais variadas áreas da manutenção automotiva. Parabenizamos ao IQA por essa iniciativa tão valiosa para o setor.”, declara Alfredo Bastos Jr, Diretor de Marketing da MTE-THOMSON.
A certificação é feita através de exame por meio eletrônico, de forma remota e individual, com a presença de um avaliador on-line para garantir a idoneidade do processo. Vale ressaltar que o candidato precisa ter um mínimo de 70% de acertos de todas as perguntas para ser aprovado.
É importante esclarecer que é obrigatório o candidato realizar o exame de um computador com uma webcam para fins de validação da identidade e monitoramento da realização da prova, não sendo permitida a utilização e realização através de dispositivo móvel, como celular ou tablet.
Após finalização do exame, o resultado estará disponível na plataforma em até 72 horas e mediante aprovação, será emitido e disponibilizado um Certificado de Conformidade em formato eletrônico, com código de verificação de autenticidade para download e impressão pelo reparador na plataforma da certificação.
A certificação inicial terá validade de 36 meses a partir da data de sua aprovação e poderá ser renovada através de aplicação de um processo de recertificação, com nova inscrição e exame. Cada recertificação terá validade de 24 meses a contar da data de sua aprovação.
O profissional certificado poderá usar o Certificado e/ou Selo de Conformidade em divulgações promocionais, conforme previsto no Manual de Uso da Marca do IQA.
Para fazer a inscrição, o candidato deve entrar diretamente no www.cpiqa.iqa.org.br e preencher uma ficha de inscrição com aceitação das normas, condições estabelecidas e pagamento do valor da certificação.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
Foto: Divulgação