RIO – A partir de 2013, passa a valer o “IPVA Verde” no Estado do Rio, que dará descontos ou aumentará o imposto de acordo com a classificação dos veículos pelo Ibama, como noticiou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. Os percentuais irão variar entre 10% a 20%, tanto para quem for pagar a mais quanto para os menos poluentes, que terão o abatimento no carnê. O objetivo do governo do estado é chegar a uma conta que gere impacto nulo na arrecadação.
Integrantes das secretarias estaduais do Ambiente e da Fazenda já começaram a trabalhar nos cálculos, que levarão em consideração a quantidade de automóveis existentes em cada um dos grupos estabelecidos pela Nota Verde do Ibama. Há hoje no estado cerca de quatro milhões de veículos.
Desde 2009, o programa do Ibama informa os níveis de emissão de gases de todos os veículos leves produzidos no país. Os modelos recebem de uma a cinco estrelas, nota máxima oferecida aos melhores em eficiência ambiental. O secretário do Ambiente, Carlos Minc, explica que a classificação tem como base a emissão de CO2 e compostos equivalentes, que contribuem para o aquecimento global, e de gases inimigos da saúde, como o dióxido de enxofre:
— Brasileiro adora um desconto. Então, temos que direcionar isso para um objetivo sustentável. Foi criado um grupo de trabalho para estudar o assunto.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio20/ipva-verde-dara-descontos-de-ate-20-para-os-carros-que-menos-poluem-no-rio-5050856#ixzz1wOaN9Haa
Fonte: Jornal O Globo
Foto: Divulgação/internet