Dicas

Válvulas Termostáticas

Também conhecidas como Termostatos, tem a função de direcionar o fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador.

São utilizadas nos sistemas de arrefecimento nos motores à combustão interna do Ciclo Otto e Ciclo Diesel para as linhas Leve, Pesada, Motos, Ônibus, Tratores e Barcos.

Como Funciona a Válvula Termostática?

As válvulas termostáticas utilizam uma cera expansiva derivada do petróleo, calibrada conforme especificação. Com o aumento de temperatura, acontece sua expansão dentro do termoelemento provocando o deslocamento do pino de inox, comprimindo a mola e possibilitando a abertura da válvula e a passagem do líquido para o radiador. (Fig.1).

Veja os vídeos para entender melhor esse funcionamento:

Como Instalar e Diagnosticar a Válvula Termostática?

Onde está localizada a Válvula Termostática?

Geralmente encontramos a válvula termostática próxima do motor e da mangueira superior que sai do radiador.

Veja em outros veículos também :

Para que serve a Válvula Termostática?

A válvula termostática proporciona um aquecimento rápido do líquido que circula dentro do motor, permanecendo fechada quando o motor está frio.

Quando o motor atinge sua temperatura ideal de funcionamento, a válvula termostátca se abre para manter o manter o motor trabalhando dentro dos limites de temperatura para o qual foi projetado.

Quais são os benefícios para o motor?

  • Evita atrito interno das peças e prolonga a vida útil do motor;
  • Auxilia para que o motor atinja o seu máximo de torque e potência;
  • Auxilia no controle de consumo de combustível;
  • Auxilia no controle das emissões de poluentes.

Quais são os benefícios para o motor?

Cada modelo de válvula termostática possui um grau de temperatura regulado de acordo com a sua aplicação, facilmente identificados através de seu código, onde é possível constatar a temperatura do seu início de abertura. Por exemplo, na VT 288.80, sua temperatura para início de abertura será de aproximadamente 80°C.

A válvula termostática começa seu estágio de abertura entre 78°C e 82°C, devendo estar totalmente aberta em 95°C com curso de no mínimo 8 mm. (Fig. 2).

Quando não funciona?

Quando a Válvula termostática apresenta falha em seu funcionamento e trava aberta, o resultado é um alto consumo de combustível e emissão de poluentes, com baixa potência e torque do motor.

Já quando trava fechada, provoca um superaquecimento no motor, podendo provocar a queima de junta de cabeçote, empenamento do cabeçote do motor e muitos outros problemas causando sérios danos ao motor.

Como fazer o diagnóstico?

Teste da Válvula: (Fig. 3).

 

  1. Coloque a válvula termostática em um recipiente com líquido a base de etileno-glicol e leve ao fogo baixo (evite que a válvula encoste no fundo).
  2. Com o auxílio de um termômetro e agitando o líquido para uma melhor uniformidade da temperatura, observe o funcionamento da válvula.
  3. Após 15 minutos (>100°C), retire-a e observe que deve estar totalmente aberta.

Importante: Este teste checa somente se a válvula está funcionando, um estudo mais detalhado, como a temperatura de abertura, deverá ser realizado em equipamentos específicos na fábrica.

Qual a manutenção correta?

Quando for necessária a substituição da válvula termostática, observe os seguintes procedimentos:

  • Utilize sempre uma nova junta ou anel de vedação;
  • Faça a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento;
  • Após a substituição, verifique se não há vazamentos.
  • Nunca deixe o veículo sem a válvula termostática, pois o motor trabalhará sempre frio, ocasionando falhas, consumo excessivo de combustível e aumento na emissão de poluentes.

Quais os cuidados?

Sempre observe os seguintes cuidados com a válvula termostática:

  • Verifique sempre a VT correta para cada modelo de veículo;
  • Nunca faça manutenção com o sistema de arrefecimento quente, pois há um grande risco de queimaduras;
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente;
  • Cheque o nível do líquido de arrefecimento no reservatório de expansão semanalmente com o motor frio;
  • Utilize sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta;
  • Não complete com água pura, pois dilui a concentração do etileno-glicol;
  • Observe a diminuição do nível do líquido, indicando algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva da válvula termostática a cada 30.000 km.

Cursos

Tem curso Sobre a Válvula Termostática?

O liquido de arrefecimento interfere no funcionamento da válvula?
Saiba mais sobre esse assunto:

Curiosidades

Onde comprar

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– A reposição ocorrerá no local da compra mediante apresentação da nota fiscal, conforme descrito no Procedimento de Garantia.

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