A plataforma de capacitação automotiva Oficina do Saber acaba de lançar o curso “Sistema de Emissões: Componentes do Sistema SCR”, desenvolvido em parceria com a Tecnomotor, empresa reconhecida no mercado de diagnóstico automotivo. O treinamento é voltado à especialização técnica de profissionais que desejam aprofundar conhecimentos no diagnóstico e gerenciamento eletrônico de motores diesel, com foco nos sistemas de pós-tratamento de gases.
Com a evolução das tecnologias embarcadas e o avanço das normas ambientais, componentes como EGR, DPF e SCR (Arla 32) tornaram-se fundamentais para o controle de emissões de veículos diesel. Nesse cenário, compreender o funcionamento desses sistemas e saber diagnosticar possíveis falhas é cada vez mais importante para o reparador automotivo.
Funcionamento e diagnóstico de sistemas de emissões
O curso apresenta uma abordagem técnica sobre os principais componentes responsáveis pela redução de poluentes nos motores diesel modernos. Durante as aulas, os participantes aprendem a interpretar sinais eletrônicos e identificar falhas que podem comprometer o desempenho do veículo ou levar o sistema ao modo de emergência (limp mode).
Entre os temas abordados estão o funcionamento e a manutenção dos sistemas EGR (recirculação de gases de escape), DPF (filtro de partículas diesel) e SCR (redução catalítica seletiva com uso de Arla 32), além da análise de dados gerados por sensores e módulos eletrônicos envolvidos no controle de emissões.
Outro ponto importante do treinamento é a aplicação prática de ferramentas de diagnóstico automotivo, que auxiliam na identificação rápida de falhas e contribuem para reduzir o tempo em que o veículo permanece parado na oficina.
O conteúdo é apresentado por dois profissionais com ampla experiência técnica no setor automotivo: Alberto Maciel, Consultor Técnico da MTE-THOMSON, e Fabiano Almeida, da FA Treinamentos Automotivos.
A parceria entre as duas empresas reúne conhecimento técnico e tecnologia aplicada ao diagnóstico automotivo, oferecendo aos participantes uma visão aprofundada sobre os desafios atuais relacionados aos sistemas de emissões em motores diesel.
Vale ressaltar que são 13 videoaulas e que esse curso, é totalmente on-line, gratuito e com certificado.
Oficina do Saber


