Começando mais um ano de muito trabalho, já em ritmo de informação e curiosidade para o reparador.
Alfredo Bastos Jr, Diretor de Marketing e João Alberto, Consultor Técnico da MTE receberam Luiz Sérgio Alvarenga, Consultor de entidades setoriais como Sindirepa, Sincopeças, IQA, Andap e Fábio Moraes, CEO da Ultracar, idealizador do IAA (Instituto da Administração Automotiva), além de Professor do curso de Gestão de Oficinas na Oficina do Saber da MTE-THOMSON.
O bate papo foi abrangente e com dois participantes, falou-se sobre a história do carro elétrico, sistemas de combustíveis, energias renováveis, a antiga certificação ASE das oficinas e muitos outros assuntos.
As histórias começam lá na década de 90, com o início de uma comissão de tecnologia dentro do Sindirepa-SP para discutir sobre o uso de computadores pelas oficinas mecânicas. Em 1998, o Fábio contou que escreveu seu primeiro texto sobre gestão para oficinas e foi numa empresa vizinha de sua casa, em Belo Horizonte, Minas Gerais, que ele iniciou sua implementação de cursos sobre o assunto.
“Nossa intenção é sempre tentar levar o aprendizado de gestão de forma mais em conta possível para o reparador. Por isso, buscamos sempre parcerias e associações com entidades sérias e de forte presença, como o SEBRAE para que através deles, seja possível subsidiar a consultoria e possamos ajudar esses empresários.”, explica Fábio Moraes. “É fundamental as oficinas saberem onde elas querem chegar. Empreender e ser empresário não é fácil.”, complementa Moraes.
“São muitas entidades, mas cada uma com sua função: o Sindirepa é o sindicato das indústrias reparadoras de veículos, das oficinas, com sede em SP e filiais em algumas outras capitais espalhadas pelo Brasil. O Sincopeças é o sindicato do comércio varejista de peças e acessórios de veículos. O IQA é o Instituto da Qualidade Automotiva voltado para certificação de empresas e agora também, de reparadores.”, explica Luiz Sérgio Alvarenga.
Como projetos para o futuro, Alvarenga falou sobre as tratativas para o retorno da Inspeção Técnica Veicular, a resolução 716/2017, com o intuito de melhorar a condição da frota veicular brasileira, principalmente de pesados. Comentou sobre aproximar mais as indústrias dos reparadores e também sobre a criação de um anuário para detalhar e entender melhor a atuação regional de oficinas, lojas de autopeças e empresas ligadas ao setor.
“Foi um super bate papo, muitas boas recordações e também boas ideias para o futuro de nossa reparação.”, conta Alfredo Bastos Jr. “A MTE e as indústrias do setor são fundamentais para a atualização dos reparadores e nós continuaremos contribuindo no que for possível para essa melhora. A manutenção é primordial em qualquer segmento do País. Com toda a tecnologia envolvida nos veículos atualmente, não dá mais para ficar quebrando galho e tentando arrumar carro em casa. Precisamos ter profissionais cada vez mais qualificados para isso e a certificação de profissionais vem para atestar esse conhecimento.”, declara Bastos.
Para assistir ao MTE PODCAST, basta acompanhar os vídeos no canal oficial da empresa no Youtube. Para ouvir, basta acessar o nosso canal no Spotify.
Além do bate-papo, para quem assiste o Podcast, a MTE oferece cupons de desconto para efetuar compras no Canal da Peça encontrada no site Compre MTE. A loja também é parceira na produção do podcast.
Para informações, aplicações e detalhes sobre produtos, serviços e lançamentos, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
Foto: Divulgação