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MTE-THOMSON
ORIGINAL
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Informações Técnicas

Função

São termômetros que transformam temperatura em sinais elétricos para serem interpretados pelo painel do veículo ou pela ECU da Injeção Eletrônica da Moto. Peça fundamental para controlar a temperatura no sistema de arrefecimento das motocicletas.

Aplicação

Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.

Princípio de Funcionamento

Os sensores de temperatura utilizados nos sistemas automotivos são basicamente termistores (resistores do tipo NTC). Estes sensores são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC (fig 1) Como mostra a (fig 2), a principal característica do termistor (NTC do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada de sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.

aumento de temperatura → diminuição da resistência

diminuição de temperatura → aumento da resistência

A montagem do Sensor depende da aplicação a qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que isola o líquido arrefecimento.

Localização

Sensor de temperatura do motor: no bloco do motor, ou perto da válvula termostática.

Utilização

Sensor de temperatura do motor – Utilizado para:

  • Indicar através do ponteiro o valor da temperatura do líquido do motor em grau Celsius.
  • Indicar a ECU da Moto a temperatura do motor.

Manutenção

Cuidados quando trocar o Interruptor:

  • Deve-se evitar o excesso de aperto.
  • Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento.

Diagnóstico

Para estes sensores há 2 tipos de falhas:

  1. O sensor envia informação errada, dentro da faixa de trabalho
  2. O sensor envia informação errada fora da faixa de trabalho (sensor em curto ou aberto)

 

Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando um equipamento de teste, o multímetro.

Cuidados

  • Verifique sempre o sensor de temperatura correto para cada modelo de motocicleta.
  • Nunca faça manutenções com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
  • Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
  • Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
  • Não completar com água pura, pois dilui a concentração de etileno-glicol.
  • Diminuição do nível do líquido deve ter algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva dos Sensores a cada 30.000 km.

Garantia

– Os produtos da MTE- THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data de compra pelo usuário final.

– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente

– A reposição ocorrerá no local de compra mediante a apresentação da nota fiscal, conforme descrito no procedimento de garantia.

– Esta garantia é válida apenas para os produtos MTE-THOMSON.

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