Sensor de Temperatura – Linha Moto

Sensor de Temperatura – Linha Moto

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

 

Função

São termômetros que transformam temperatura em sinais elétricos para serem interpretados pelo painel do veículo ou pela ECU da Injeção Eletrônica da Moto. Peça fundamental para controlar a temperatura no sistema de arrefecimento das motocicletas.

 

Aplicação

Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.

 

Princípio de Funcionamento

Os sensores de temperatura utilizados nos sistemas automotivos são basicamente termistores (resistores do tipo NTC). Estes sensores são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC (fig 1) Como mostra a (fig 2), a principal característica do termistor (NTC do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada de sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.

aumento de temperatura → diminuição da resistência 

diminuição de temperatura → aumento da resistência 

A montagem do Sensor depende da aplicação a qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que isola o líquido arrefecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localização

Sensor de temperatura do motor: no bloco do motor, ou perto da válvula termostática.

 

Utilização

Sensor de temperatura do motor – Utilizado para:

  • Indicar através do ponteiro o valor da temperatura do líquido do motor em grau Celsius.
  • Indicar a ECU da Moto a temperatura do motor.

 

Manutenção

Cuidados quando trocar o Sensor:

  • Deve-se evitar o excesso de aperto
  • Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento

 

Diagnóstico

Para estes sensores há 2 tipos de falhas: 

  1. O sensor envia informação errada, dentro da faixa de trabalho
  2. O sensor envia informação errada fora da faixa de trabalho (sensor em curto ou aberto)

Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando um equipamento de teste, o multímetro.

 

Cuidados

  • Verifique sempre o sensor de temperatura correto para cada modelo de motocicleta.
  • Nunca faça manutenções com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
  • Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
  • Utilizar sempre o  líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
  • Não completar com água pura, pois dilui a concentração de etileno-glicol.
  • Diminuição do nível do líquido deve ter algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva dos Sensores a cada 30.000 km.

 

Garantia

– Os produtos da MTE- THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data de compra pelo usuário final.

–  A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente

– A reposição ocorrerá no local de compra mediante a apresentação da  nota fiscal, conforme descrito no procedimento de garantia.

– Esta garantia é válida apenas para os produtos MTE-THOMSON.

 

 

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