Informações Técnicas
Função
São termômetros que transformam temperatura em sinais elétricos para serem interpretados pelo painel do veículo ou pela ECU da Injeção Eletrônica da Moto. Peça fundamental para controlar a temperatura no sistema de arrefecimento das motocicletas.
Aplicação
Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.
Princípio de Funcionamento
Os sensores de temperatura utilizados nos sistemas automotivos são basicamente termistores (resistores do tipo NTC). Estes sensores são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC (fig 1) Como mostra a (fig 2), a principal característica do termistor (NTC do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada de sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.
aumento de temperatura → diminuição da resistência
diminuição de temperatura → aumento da resistência
A montagem do Sensor depende da aplicação a qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que isola o líquido arrefecimento.
Localização
Sensor de temperatura do motor: no bloco do motor, ou perto da válvula termostática.
Utilização
Sensor de temperatura do motor – Utilizado para:
- Indicar através do ponteiro o valor da temperatura do líquido do motor em grau Celsius.
- Indicar a ECU da Moto a temperatura do motor.
Manutenção
Cuidados quando trocar o Interruptor:
- Deve-se evitar o excesso de aperto.
- Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento.
Diagnóstico
Para estes sensores há 2 tipos de falhas:
- O sensor envia informação errada, dentro da faixa de trabalho
- O sensor envia informação errada fora da faixa de trabalho (sensor em curto ou aberto)
Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando um equipamento de teste, o multímetro.
Cuidados
- Verifique sempre o sensor de temperatura correto para cada modelo de motocicleta.
- Nunca faça manutenções com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
- Qualquer sintoma de excesso de temperatura, estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
- Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
- Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
- Não completar com água pura, pois dilui a concentração de etileno-glicol.
- Diminuição do nível do líquido deve ter algum vazamento no sistema.
- Faça sempre a manutenção preventiva dos Sensores a cada 30.000 km.
Garantia
– Os produtos da MTE- THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data de compra pelo usuário final.
– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente
– A reposição ocorrerá no local de compra mediante a apresentação da nota fiscal, conforme descrito no procedimento de garantia.
– Esta garantia é válida apenas para os produtos MTE-THOMSON.