O sensor EGPS mede a pressão dos gases do escapamento antes e depois do filtro de partículas. Ao monitorizar as diferenças de pressão entre estes dois pontos, determina-se o nível de saturação do filtro. Esta informação permite que o sistema de controle das emissões efetue a regeneração, de acordo com as normas de emissão.
O EGPS é encontrado nos Sistemas Diesel de Filtro de Partículas com aditivo (FAP) e sem aditivo (DPF).
EGPS permite o controle da saturação do filtro de partículas através da medição da diferença de pressão antes e depois do filtro. Saturação também é controlado pelo Sensor de Temperatura em conjunto com o Sensor de Massa de Ar.
Uma vez que é determinada a saturação, a rotina de regeneração do filtro será iniciada pelo sistema.
Componentes do SENSOR:
A- Elemento Sensor : Cicuito Eletrônico
B- Corpo: Construido com plástico de Engenharia de alta resistência
C- Terrminais: Prensados e soldados automáticamente
D- Tubo antes do filtro
E- Tubo depois do filtro
F- Furo de fixação
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O EGPS gera um sinal de saída linear que depende da pressão dos gases do escapamento antes e depois do filtro de partículas
Esta relação é mostrada no gráfico ao lado
Tensão de Alimentação: 5V +/- 0.5V
Pressão máxima: +/- 400 kPa (30°C por 5s)
Faixa de temperatura: -20 a 130°C
NSTRUÇÕES DE MONTAGEM
- Desligue o motor
- Localize o Sensor seguindo as mangueiras que saem do Filtro de Particulas
- Desconecte o conector do sensor
- Desconecte as mangueiras
- Retire o sensor
- Instale o novo sensor verificando a aplicação e pressão
- Conecte as mangueiras e o conector
CAUSAS DE FALHA
Uma inspeção visual cuidadosa é o primeiro passo para o diagnostico do problema.
Verifique que não tenha nenhuma avaria no corpo ou nas mangueiras.
Assegure que não tenha fuga de ar no sensor , e na fixação com as mangueiras.
Também verifique sinais de desgaste no conector ou no chicote do veículo ocasionando um problema eléctrico.
Se nenhum problema acima for encontrado , o problema pode ser o Sensor EGPS.
As possíveis causas podem ser:
- Quebras , ruptoras ou furos nos tubos junto as mangueiras
- Sinais de desgaste no conector e chicote
- Danos no Elemento Sensor gerando sinais errados
- Fuga de Ar no Sensor
FUNCIONAMENTO DEFEITUOSO
O mal funcionamento do Sensor EGPS pode desencandear diferentes problemas:
- Luz do Painel acessa, tanto para o pré-aquecedor como para o filtro de partículas
- Regeneração desnecesaria do filtro, pode diminuir sua vida útil
- Perda de potencia se o sensor não registrar a saturação do filtro
- Aumento de consumo de combustível
- Aumento de emissões contaminantes
QUALIDADE
O sensor EGPS MTE-THOMSON é fabricado com as melhores materias primas, com processos automatizados e 100% testados conforme especificações originais
MTE-THOMSON é uma companhia Brasileira certificada ISO 9001:2008 – ISO/TS 16949:2009
GARANTIA
Os produtos MTE-THOMSON possuem garantia de 01 ano (um) ano (já inclusos os 90 dias previstos na Lei 8078 de 11/09/1990) a partir da data da compra. A garantia não tem validade para peças danificadas pelo cliente, por erro de instalação,aplicação,violação de lacres, queda, acidente, qualquer tipo de adaptação ou que tire a originalidade do produto.
A reposição ocorrerá no local da compra mediante a apresentação de nota fiscal e com os dados do formulário abaixo totalmente e corretamente preenchidos: Está garantia é válida apenas para produtos MTE-THOMSON. Em caso de dúvidas favor entrar em contato com o SIM- Serviço de Informações MTE-THOMSON.
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