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MTE-THOMSON
ORIGINAL
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O sensor EGPS mede a pressão dos gases do escapamento antes e depois do filtro de partículas. Ao monitorizar as diferenças de pressão entre estes dois pontos, determina-se o nível de saturação do filtro. Esta informação permite que o sistema de controle das emissões efetue a regeneração, de acordo com as normas de emissão.

sensor egps esquema

O EGPS é encontrado nos Sistemas Diesel de Filtro de Partículas com aditivo (FAP) e sem aditivo (DPF).

EGPS permite o controle da saturação do filtro de partículas através da medição da diferença de pressão antes e depois do filtro. Saturação também é controlado pelo Sensor de Temperatura em conjunto com o Sensor de Massa de Ar.

Uma vez que é determinada a saturação, a rotina de regeneração do filtro será iniciada pelo sistema.

sensor egps funcionamento

Componentes do SENSOR:

A- Elemento Sensor : Cicuito Eletrônico
B- Corpo: Construido com plástico de Engenharia de alta resistência
C- Terrminais: Prensados e soldados automáticamente
D- Tubo antes do filtro
E- Tubo depois do filtro
F- Furo de fixação

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O EGPS gera um sinal de saída linear que depende da pressão dos gases do escapamento antes e depois do filtro de partículas

Esta relação é mostrada no gráfico ao lado

Tensão de Alimentação: 5V +/- 0.5V

Pressão máxima: +/- 400 kPa (30°C por 5s)

Faixa de temperatura: -20 a 130°C

grafico egps
sensor egps

NSTRUÇÕES DE MONTAGEM

  • Desligue o motor
  • Localize o Sensor seguindo as mangueiras que saem do Filtro de Particulas
  • Desconecte o conector do sensor
  • Desconecte as mangueiras
  • Retire o sensor
  • Instale o novo sensor verificando a aplicação e pressão
  • Conecte as mangueiras e o conector

CAUSAS DE FALHA

Uma inspeção visual cuidadosa é o primeiro passo para o diagnostico do problema.

Verifique que não tenha nenhuma avaria no corpo ou nas mangueiras.

Assegure que não tenha fuga de ar no sensor , e na fixação com as mangueiras.

Também verifique sinais de desgaste no conector ou no chicote do veículo ocasionando um problema eléctrico.

Se nenhum problema acima for encontrado , o problema pode ser o Sensor EGPS.

As possíveis causas podem ser:

  • Quebras , ruptoras ou furos nos tubos junto as mangueiras
  • Sinais de desgaste no conector e chicote
  • Danos no Elemento Sensor gerando sinais errados
  • Fuga de Ar no Sensor

FUNCIONAMENTO DEFEITUOSO

O mal funcionamento do Sensor EGPS pode desencandear diferentes problemas:

  • Luz do Painel acessa, tanto para o pré-aquecedor como para o filtro de partículas
  • Regeneração desnecesaria do filtro, pode diminuir sua vida útil
  • Perda de potencia se o sensor não registrar a saturação do filtro
  • Aumento de consumo de combustível
  • Aumento de emissões contaminantes

QUALIDADE

O sensor EGPS MTE-THOMSON é fabricado com as melhores materias primas, com processos automatizados e 100% testados conforme especificações originais

MTE-THOMSON é uma companhia Brasileira certificada ISO 9001:2008 – ISO/TS 16949:2009

GARANTIA

Os produtos MTE-THOMSON possuem garantia de 01 ano (um) ano (já inclusos os 90 dias previstos na Lei 8078 de 11/09/1990) a partir da data da compra. A garantia não tem validade para peças danificadas pelo cliente, por erro de instalação,aplicação,violação de lacres, queda, acidente, qualquer tipo de adaptação ou que tire a originalidade do produto.

A reposição ocorrerá no local da compra mediante a apresentação de nota fiscal e com os dados do formulário abaixo totalmente e corretamente preenchidos: Está garantia é válida apenas para produtos MTE-THOMSON. Em caso de dúvidas favor entrar em contato com o SIM- Serviço de Informações MTE-THOMSON.

Fone: 0800 704 7277

sim@mte-thomson.com.brwww.mte-thomson.com.br

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