Com a evolução das tecnologias veiculares, muitas vezes algumas peças são desenvolvidas para um modelo específico de motor ou outros sistemas quem compõem as partes mecânica e elétrica do carro.
É o caso da válvula termostática pilotada, presente no motor dos veículos Ford equipados com motores Zetec Rocam e fabricada pela MTE-THOMSON, empresa 100% brasileira e especialista em itens do sistema de arrefecimento para o mercado de reposição.
Por ser uma peça diferenciada das demais VT´s, ela possui algumas particularidades no seu diagnóstico e o novo e-book “7 passos válvula pilotada Ford Zetec Rocam” foi desenvolvido por Consultores Técnicos da MTE para auxiliar os reparadores a identificarem os problemas mais comuns que podem ocorrer com a peça. Mas antes de falar dela, vamos conhecer um pouco mais sobre o motor.
Zetec Rocam
Conhecido como um dos motores “fortes” para carros populares, o motor Zetec Rocam desenvolvido pela Ford, equipou carros brasileiros a partir do ano 2000. Seus diferenciais são que ele é completamente feito em ferro fundido, seu comando é acionado por corrente interna e não mais por correia dentada de borracha, os roletes nas alavancas “tipo dedo” que movimentam as válvulas foram considerados uma inovação, além de serem apenas duas por cilindro. Com essa configuração, o motor ganhou um sistema de torque bem distribuído.
O motor Ford Zetec Rocam teve várias versões ao longo dos anos, variando de 1.0, com 65cv até 1.6 flex, chegando a 105cv e equiparam modelos como o Ka, Fiesta, Focus, EcoSport, Courier, entre outros.
Mas, somente de 2005 até 2014 que ele foi projetado para usar uma válvula termostática diferenciada: a VT Pilotada (ou elétrica), já nos modelos ZETEC ROCAM FLEX.
Válvula Termostática Pilotada
O principal diferencial dessa válvula termostática pilotada é a carcaça de alumínio, tornando a peça mais robusta, suportando maior torque de aperto, aumentando sua durabilidade pois ela não trinca nem empena, evitando vazamentos e auxiliando, caso haja falta de líquido no sistema de arrefecimento, o calor do bloco do motor a ser dissipado para a carcaça que dissipa para o sensor de temperatura, sinalizando para o condutor do veículo através de luz indicadora no painel de instrumentos, que o carro está aquecendo, evitando maiores danos ao motor, como o seu superaquecimento e todas as consequências que essa condição pode gerar, como a queima das juntas do cabeçote, por exemplo. Vale ressaltar que a MTE-THOMSON é a única fabricante que fornece o conjunto com carcaça de alumínio para a reposição.
Outra vantagem da VT pilotada nos motores flex, é que quem determina sua abertura é a ECU, conforme sua necessidade e de acordo com o tipo de combustível utilizado no tanque. Com o etanol, a temperatura de abertura da VT é 102°C e abastecido com gasolina, a temperatura é um pouco menor, 92°C, obtendo uma melhor queima de combustível, maior eficiência do motor e menor emissão de poluentes, ou seja, a abertura da VT varia de acordo com o combustível utilizado no tanque.
“Entendemos que a válvula pilotada é diferenciada, muitos reparadores tem dúvidas no diagnóstico de sua aplicação nos veículos flex.”, explica Alberto Maciel, Consultor Técnico da MTE-THOMSON. “Por esse motivo, decidimos criar um e-book para que todos tenham fácil acesso às informações, funcionando como um guia rápido de consulta mesmo e possa facilitar e agilizar o trabalho do reparador, que não precisa mais ficar com carro parado no box da oficina, por falta de informação.”, finaliza Maciel.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o motor Zetec Rocam e sobre esse modelo de válvula, aprenda a identificar os problemas mais comuns que ela pode apresentar com o novo e-book em PDF “7 passos válvula pilotada Ford Zetec Rocam”. É fácil, rápido, gratuito e depois de baixado no celular, tablet ou computador, pode ser consultado de forma prática, quando e onde o reparador quiser, sem precisar de internet, pois o arquivo fica gravado no dispositivo.
Em dezoito páginas, entenda sobre valor de resistência, teste de continuidade e funcional, sistema do ar quente, relação A/F (ar/combustível), teste de tensão no aquecedor e eliminação de ar do sistema, de forma clara, objetiva e na prática. Amplie e atualize seus conhecimentos, com conteúdo de qualidade oferecido por uma das maiores fabricantes e fornecedora de válvulas termostáticas para o setor.
Só quem é especialista em temperatura como a MTE-THOMSON pode fornecer com precisão informações que ajudem a melhorar ainda mais o atendimento operacional da oficina.
Para ver dicas de aplicação, diagnósticos, como funciona e como testar a VT pilotada, basta acessar o conteúdo abaixo.
“Esse novo e-book vem para complementar uma série criada pensando especialmente no reparador.”, conta Alfredo Bastos Junior, Diretor de Marketing da empresa. O primeiro lançado foi o “7 passos sonda lambda” que auxilia a descobrir qual dos cinco modelos de sonda é a correta para cada modelo de veículo. Agora com o “7 passos válvula pilotada Ford Zetec Rocam damos seguimento a ideia, fluindo na parte de diagnósticos rápidos, mas não menos importantes.”, conclui Bastos.
Curso na Oficina do Saber
Para complementar o assunto, vale lembrar que a MTE também disponibiliza em sua plataforma Oficina do Saber, um curso completo sobre a válvula termostática – Motor Ford Zetec Rocam, que pode ser feito quando e onde o aluno quiser, 100% on-line, gratuito e com certificado, apenas se inscrevendo aqui.
As válvulas pilotadas MTE-THOMSON estão disponíveis para o mercado de reposição e podem ser encontradas nas melhores distribuidoras e lojas de autopeças espalhadas pelo Brasil. Quem preferir, também pode adquirir os produtos MTE-THOMSON em lojas de autopeças on-line oficiais e autorizadas a revender no site Compre MTE.
E para mais informações, aplicações e detalhes sobre peças e aplicações, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE ou entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo
sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
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