Buscando sempre contribuir com a profissionalização do setor, a MTE-THOMSON participou juntamente com outras empresas que compõem o comitê CB-05 para assuntos automotivos, do desenvolvimento da norma técnica ABNT NBR 16999:2021, que trata da qualificação de vendedor de peças e acessórios para veículos.
A nova norma explica sobre os padrões de desempenho de acordo com as competências de atendimento ao público, conhecimento sobre as peças, entendimento sobre os sistemas dos veículos, avaliação sobre a correta aplicação dos produtos e familiaridade com os processos de garantia das indústrias.
Também explica sobre a escolaridade e o período considerado de experiência para cada nível de cargo desempenhado.
“É muito importante que cada vez mais possamos desenvolver normas e literaturas voltadas também para o setor de vendas de autopeças, de extrema importância para que as peças sejam indicadas e vendidas corretamente de acordo com a necessidade de cada cliente. Um vendedor bem treinado pode impactar na diminuição de processos de garantia e no aumento de vendas do varejo.”, explica Alfredo Bastos Jr., Diretor de Marketing da MTE-THOMSON.
Para adquirir a norma técnica ABNT NBR 16999:2021, qualificação de vendedor de peças e acessórios para veículos, basta acessar diretamente o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no www.abnt.org.br.
Curso Excelência no Atendimento e MiniBA de Vendas – Oficina do Saber
Atualmente, não basta saber atender, mas também é necessário saber vender. Para auxiliar na formação desses profissionais de vendas de autopeças e acessórios, a MTE-THOMSON desenvolveu em parceria com o Professor Anderson Oliveira os cursos oferecidos na Oficina do Saber, “Excelência no Atendimento” e o “MiniBA de Vendas”, com foco na excelência em vendas no balcão de autopeças.
Com quatro módulos, o curso “Excelência no Atendimento” tem como temas “Cada cliente é único”, “Sintonia com o cliente”, “Foco do cliente” e “Reclamações”.
“Cada cliente é único”, ensina como ser um vendedor melhor. O curso mostra como potencializar as as vendas, através de técnicas de atendimento diferenciadas, qual a melhor forma de abordar o cliente, maximizar as suas vendas e o momento exato de oferecer o produto certo.
Em “Sintonia com o cliente”, o aluno aprende o que é o “rapport” e como aplicar essa técnica nas vendas e na relação com o cliente.
O terceiro módulo “Foco do cliente”, mostra como coletar informações relevantes dos clientes, como tratá-los de forma personalizada e como se tornar um consultor de negócios.
O último aborda “Reclamações”, em diversos aspectos no atendimento, transformando uma reclamação oportunidade.
Já o MiniBA de Vendas, também com quatro módulos, ensina como receber bem e pesquisar o cliente, oferecer valor e estender o relacionamento com o cliente. É o famoso “fidelizar”, para que aquele cliente se sinta sempre seguro com o atendimento e retorne para a loja.
Vale sempre relembrar que todos os cursos oferecidos na Oficina do Saber são on-line, podem ser feitos quando e onde quiser, são gratuitos e com certificado.
Para informações, aplicações e detalhes sobre produtos, serviços e lançamentos, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
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