Para você que trabalha com reparação de motos, estamos preparando uma série de dicas elaboradas pelo nosso Consultor Técnico, especialista no assunto, Paulo José de Sousa.
Toda segunda-feira postaremos uma dúvida frequente sobre o mundo das duas rodas e como diagnosticar o defeito.
Acompanhe aqui pelo nosso site ou também pelo nosso facebook no www.facebook.com.br/mtethomson, onde compartilharemos as dicas.
Hoje, nossa quarta dica vai para o sistema de arrefecimento, quando você percebe que a “água” do radiador está “sumindo” ou “baixando frequentemente de nível. O que fazer?
O consumo e/ou desaparecimento do liquido de arrefecimento normalmente é motivado pelo vazamento em uma das partes do circuito. O vazamento pode ser externo, assim será visível em um dos componentes da motocicleta. O outro tipo, normalmente não é perceptível, ocorre quando o líquido flui para o interior do motor e pode ser misturado ao óleo ou consumido (queimado) na fase de combustão. Deve-se lembrar que ambas as condições são prejudiciais ao motor e devem ser reparadas por um mecânico experiente tão logo seja possível.
Prováveis causas podem ser:
- Falta de pressão nas braçadeiras e presilhas das mangueiras;
- Defeitos nas mangueiras, tubulações ou reservatório de expansão do líquido de arrefecimento;
- Defeito na bomba d’água;
- Defeitos na tampa do radiador;
- Radiador furado ou trincado;
- Falha de vedação nas juntas do cilindro, cabeçote e etc.;
- Trinca ou empenamento no cilindro ou cabeçote do motor;
- Falta de aperto nos prisioneiros do cilindro ou cabeçote.
Para saber mais sobre diagnóstico e resolução de problemas, temos à disposição 7 cursos para a Linha Moto que abrangem Sensores Lambda (motocicletas Honda), Reinicialização do ECM (motocicleta Honda Titan Mix), Sensor de temperatura motor EOT, Diagnóstico do sistema de injeção PGM-FI, Sensor tríplex, Sensores Lambda (motocicletas Yamaha 250cc), Módulo de controle do motor ECM Honda Titan 150.
Os cursos são totalmente online, gratuitos, com certificado e podem ser feitos cadastrando-se no https://oficinadosaber.com.br/, quando e onde for melhor para você.
Em caso de dúvidas de serviços e peças, entre em contato pelo SIM (Serviço de Informação MTE-THOMSON) através do 0800 704 7277 ou no sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo nosso Whatsapp no (11) 95559-7775. Para modelos e aplicações, consulte nosso Catálogo Eletrônico https://cate.mte-thomson.com.br/.