Por conta de toda situação mundial, os veículos foram deixando de circular como antes e as garagens acabaram virando o maior ponto de parada do veículo.
Com a retomada da rotina, agora os carros são um dos melhores meios de transporte, pois proporcionam o distanciamento social, levando em segurança os seus ocupantes.
Mas…carro parado também precisa de manutenção? A resposta pode surpreender, mas a verdade é que sim, carro sem movimento, sem ser acionado diariamente precisa de atenção e alguns cuidados especiais simples, mas que podem fazer toda a diferença quando for preciso colocar ele em funcionamento de novo, seja para uma emergência ou simplesmente para o retorno da rotina diária.
É necessário ligar o motor e deixar ele funcionando pelo menos 10 minutos, no mínimo uma vez por semana. O ideal seria em um horário de pouco movimento, sair com o carro para uma volta, mesmo que no quarteirão, para que o motor tenha todos os líquidos funcionando e lubrificando internamente todas as partes, para que a bateria possa ser recarregada e os sistemas de freio e embreagem também tenham os seus sistemas devidamente lubrificados.
Também recomenda-se, antes de sair, com o motor frio, verificar se os pneus não estão murchos e se não há falta de líquido no sistema de arrefecimento, além também de dar aquela conferida no nível de combustível. Se o carro for flex e tiver o tanque auxiliar de gasolina, dar uma olhada nele também! Nessa voltinha semanal, uma passada no posto de gasolina ou no seu mecânico de confiança pode ser uma boa ideia a ser considerada.
Em matéria publicada no site Naccar, sobre o mundo automotivo, segundo um relatório divulgado pela Polícia Federal, a falta de manutenção é um dos principais casos de acidentes de trânsito. No período pré-pandemia, ou seja, de janeiro a abril deste ano, foram registradas mais de 19 mil ocorrências e a falta de manutenção ficou em quinto lugar, atrás de embriaguez apenas por dois pontos percentuais. Muito né?
“Não vamos aumentar esse alarmante índice de acidentes e vidas que se perdem, por apenas “descuido”. Não temos uma lei que regulamente a inspeção veicular no Brasil, então é realmente necessário que se crie a conscientização em massa de que a manutenção preventiva salva vidas! E isso aplica-se a qualquer tipo de veículo, seja carro, moto e principalmente caminhão, que geralmente pertence a uma frota circulante mais velha e com uso mais severo.”, explica Alfredo Bastos Jr, Diretor de Marketing da MTE-THOMSON.
Por isso é importante antes de retomar a rotina, não deixar de fazer as verificações necessárias.
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Texto: Paula Skoreztky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
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