MTE Responde 30 – Linha Moto
Hoje, nossa trigésima dica vai para a moto Fazer 250, ano 2006. É possível adaptar uma sonda lambda nesse modelo?
Neste modelo existem inúmeras diferenças entre a versão de motocicleta equipada com a sonda lambda e a versão mais antiga que não utiliza o sensor. Em resumo as diferenças estão relacionadas à construção e ao funcionamento da injeção eletrônica.
Quanto ao funcionamento, basicamente a diferença está relacionada ao processamento do sistema de injeção eletrônica, atuando com um sensor a mais. Isso exige um novo módulo eletrônico para o motor, portanto os componentes como ECU, fiação e escapamento não são compatíveis e tornam a adaptação inviável.
Nota: Recomendamos que a verificação, diagnóstico e o serviço sejam elaborados sempre por um profissional experiente e especializado.
Esta série de dicas foi elaborada pelo nosso Consultor Técnico, especialista no assunto, Paulo José de Sousa.
Toda segunda-feira postamos uma dúvida frequente sobre o mundo das duas rodas e como diagnosticar o defeito.
Acompanhe aqui pelo nosso site ou também pelo nosso facebook, onde compartilharemos as dicas.
Cursos Linha Moto – Oficina do Saber
Para saber mais sobre diagnóstico e resolução de problemas, temos à disposição 7 cursos para a Linha Moto que abrangem Sensores Lambda (motocicletas Honda), Reinicialização do ECM (motocicleta Honda Titan Mix), Sensor de temperatura motor EOT, Diagnóstico do sistema de injeção PGM-FI, Sensor tríplex, Sensores Lambda (motocicletas Yamaha 250cc), Módulo de controle do motor ECM Honda Titan 150.
Os cursos são totalmente online, gratuitos, com certificado e podem ser feitos cadastrando-se no https://oficinadosaber.com.br/, quando e onde for melhor para você.
Em caso de dúvidas de serviços e peças, entre em contato pelo SIM (Serviço de Informação MTE-THOMSON) através do 0800 704 7277 ou no sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo nosso Whatsapp no (11) 95559-7775. Para modelos e aplicações, consulte nosso Catálogo Eletrônico.