De família humilde, mas muito honesta e empenhada no trabalho, Barbara Brier teve dentro de sua casa, desde pequena, grandes exemplos de como batalhar para alcançar seus sonhos.
Barbara Brier é fundadora da Oficina Amiga da Mulher, um selo de Responsabilidade Social para as Oficinas Mecânicas, que já certificou mais de 70 oficinas pelo Brasil.
Apesar de ter apenas 5 anos, a OAM já tem muitas iniciativas e tem como principal missão empoderar mulheres motoristas quanto a manutenção dos seus carros e envolver as oficinas mecânicas na luta pelos direitos das mulheres, da equidade de gênero, ajudando essas empresas a oferecem as suas clientes um ambiente de igualdade, pautado no respeito, na transparência, na confiança e na excelência do atendimento.
Barbara é Técnica em Automobilística pelo SENAI-BH, graduada em Gestão da Produção Industrial com Especialização em Educação Superior pela UNIS MG, é apaixonada por Inovação, Empreendedorismo, Antigomobilismo e Marketing Digital.
De uma infância iniciada em Belo Horizonte e com parte vivida no extremo sul da Bahia, na cidade de Alcobaça, próximo a Abrolhos, onde os pais permaneceram trabalhando em um hotel da família e retornaram para BH após 5 anos.
Sempre estimulada pela mãe a se manter bem informada e a estudar, Barbara fez seis meses de eletrônica no CETEL-BH. Mas ainda não era o que ela queria. Quando a mãe comprou o primeiro computador para a família, ela entendeu o que ela queria.
“Eu queria ser web designer, mas fiz prova em várias áreas porque eu precisava e queria mesmo era trabalhar. Acabei fazendo com vários temas como moda, design mas acabei mesmo foi na mecânica industrial, a prova que eu passei.”, conta Barbara Brier.
Sobre sua família, Barbara se orgulha em dizer: “Minha mãe é minha referência de estratégias e ideias e conselhos para minha vida. Minha avó também é muito “raçuda”. Meu pai me ensinou sobre me relacionar com as pessoas e a parte bruta das coisas, de consertar, mexer, arrumar.”
Seu interesse pela mecânica não foi “genética” ou “hereditária” como vemos em muitos casos, de histórias passadas de pai para filhos. Foi mesmo por oportunidade e força de vontade, participando de um projeto de Novos Talentos do SEBRAE e estudando no SENAI, com 17 anos iniciou em uma oficina, lavando peças onde trabalhou por 2 meses.
Ao final do seu curso de mecânica, foi trabalhar em uma loja de autopeças, onde queria trabalhar no Balcão, vendendo peças. Onde encontrou preconceito e muito assédio. Por não ainda se sentir feliz onde estava, novamente saiu da loja, e decidiu que queria mesmo era ir para oficina.
Através de uma parceria da Mecânica 2000 e do SEBRAE, Barbara conseguiu uma parte de bolsa de estudo para continuar seus cursos e se preparou para participar das “Olimpíadas do Conhecimento” do SENAI, e apesar de não ter ganho, conseguiu um emprego na Mecânica 2000, onde finalmente encontrou satisfação e realização no trabalho.
De lá para cá, passou também por montadoras como a Fiat, ajudando a desenvolver manuais e treinamentos, onde ficou por 8 anos. Fez um curso de “tecnólogo” e foi evoluindo dentro da própria Fiat, montando treinamentos para as concessionárias. Foi onde pegou a sua prática no desenvolvimento de conteúdo.
Acabou tornando-se uma workaholic, pois mesmo durante as suas férias, buscava trabalhos diferentes que a tirassem de sua zona de conforto. Foi quando se viu em meio a uma depressão, teve consciência de que precisava repensar posicionamentos e escolhas para a vida. Até pensou, em pleno 2005, virar hyppie!!!
Após uma viagem para Bonito, em Mato Grosso, repensou muito em sua vida, buscou um processo de Coach para ajudar em seus processos internos. E foi aí que sentiu uma grande virada da sua vida. Passou a fazer parte da equipe que desenvolvia treinamentos para as concessionárias no lançamento do Jeep Renegade.
“Aprenda a criar as oportunidades. Não espere elas aparecerem.”, é a dica da Barbara quando se percebeu vindo para São Paulo, em uma empresa de grande porte, em São Paulo. Entendeu que o marketing pessoal também é importante para carreira.
Após um período de trabalho intenso e resoluções pessoais, entre 2014 e 2015, foi para Chapada Diamantina, na Bahia, Venezuela, Argentina…
Para fazer uma renda extra, revendeu manuais de veículos (proprietário) que a empresa onde trabalhava tinha descartado pelo Facebook. Foi aí que surgiu em 2015 seu blog Brier Car´s, sendo também sua primeira empresa. Declara também sua imensa admiração pela marca italiana Alfa Romeo, mesmo não tendo nenhuma ainda.
As funcionárias da empresa que trabalhava, vendo suas habilidades mecânicas, começaram a pedir também que ela desse treinamentos para elas, de mecânica básica e foi assim que surgiu a ideia da Oficina Amiga da Mulher.
Pediu demissão da empresa que trabalhava, começou a empreender com uma reserva financeira para poder começar, estudou muito sobre o assunto, estudou sobre processos, gestão e começou a receber pedidos também de indicações do público feminino, de boas oficinas para o seu atendimento.
Ao final de 2018 quase desistiu da certificação da Oficina Amiga da Mulher, mas resolveu ressignificar os processos e além do selo, começou a investir efetivamente no treinamento.
Foi então que, fazendo parte dessa evolução também e juntamente com a vinda da pandemia, ela começou a fazer as certificações e análises via internet, chegando a 70 oficinas espalhadas pelo Brasil.
E para saber sobre as percepções da Barbara se o setor ainda é muito machista e caso sim, em qual região ainda encontra-se mais resistência do público masculino com relação a mulheres atuando no setor, ouçam ou assistam na íntegra esse décimo episódio.
Para assistir ao MTE PODCAST, basta acompanhar os vídeos no canal oficial da empresa no Youtube. Para ouvir, basta acessar o nosso canal no Spotify.
Além do bate-papo, para quem assiste o Podcast, a MTE oferece cupons de desconto para efetuar compras no Canal da Peça encontrada no site Compre MTE.
A loja também é parceira na produção do podcast.
Para informações, aplicações e detalhes sobre produtos, serviços e lançamentos, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
Foto: Divulgação