Liberado para download no site da MTE-THOMSON o quarto e-book da série “Dicas do Elói”, com o título “Como funciona o sensor de efeito Hall?”
Com essa questão, o autor e Consultor Técnico Elói Carmo Schommer, especialista em Eletrônica Embarcada conduz o reparador a entender desde os princípios da história do efeito Hall até exemplos de fórmulas para o sensor de rotação.
O novo e-book tem 12 páginas, em formato PDF que pode ser baixado em qualquer computador ou smartphone e consultado de maneira off-line (sem precisar de internet) quando e onde o reparador precisar.
O SENSOR HALL tem seu princípio de funcionamento baseado no EFEITO HALL que é uma propriedade que se manifesta em um condutor quando um campo magnético perpendicular ao fluxo de corrente é aplicado sobre ele, e foi assim nomeado por ter sido descoberto em 1889 por EDWIN HALL.
Conforme o índice da própria edição, os assuntos se apresentam na seguinte ordem:
Sensor Hall
– Sinais de entrada dos sensores Hall;
– Comutador de sinais;
Sensor de efeito Hall
– Resistências Pull up ou Pull down;
– Alimentação de tensão positiva;
– Princípio da comutação da onda Hall;
– Sensor de rotação do motor (Hall);
– Polarização da onda Hall;
Imagem dos sensores do efeito Hall & magneto e resistivo
– 8 detalhes a observar no gráfico da onda;
– Detalhes com o nível de tensão das linhas horizontais inferiores;
– Fórmulas para sensor de rotação.
Para relembrar, o tema do primeiro e-book lançado foi “O que devo verificar no caso de perda do A/F (relação ar/combustível)?” onde é possível encontrar perguntas e respostas elaboradas de forma simples, curtas e objetivas, esclarecendo as maiores dúvidas sobre a perda da relação ar/combustível (A/F de air/fuel – em inglês) através do sistema de alimentação do motor, do sistema elétrico/eletrônico do veículo e do estado físico do motor
No segundo, o autor esclarece as três principais causas que ocasionam os defeitos mais comuns provenientes da má combustão, também chamados de “misfire”, além das possíveis causas para mistura pobre e defeitos mais corriqueiros com os injetores.
Já no terceiro e-book, detalhes com a luz do EPC acesa e seus códigos de falhas, funcionamento incorreto das lâmpadas do freio e do circuito do brake-light, sistema de carga, conector da ECM e sensores de posição do corpo da borboleta DBW são apenas alguns dos assuntos abordados.
“Entendemos como as vezes dúvidas simples ou falta de conhecimento sobre um determinado componente podem alterar totalmente o diagnóstico de um veículo.”, explica Alfredo Bastos Jr, Diretor de Marketing da MTE=THOMSON”. Nosso intuito no desenvolvimento dessa série juntamente com o Elói é esclarecer ou facilitar de forma rápida e objetiva algumas questões que podem aparecer no dia a dia de qualquer oficina.”, finaliza Bastos.
Vale a pena acompanhar a série de e-books e ter sempre à mão para consultas!
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Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
Foto: Divulgação