A manutenção preventiva dos sensores é essencial para garantir o funcionamento eficiente e a longevidade dos motores. Os sensores desempenham papéis fundamentais no monitoramento e na regulação de diversos aspectos do motor, como temperatura, pressão, posição do virabrequim e do comando de válvulas, mistura ar/combustível, entre outros. Uma falha em qualquer um desses sensores pode levar a um desempenho insatisfatório, aumento do consumo de combustível, emissões elevadas e, em casos extremos, danos ao motor.
Manutenção Preventiva dos Sensores no Motor
Inspeção Visual e Limpeza:
- Regularidade: Realize a cada revisão ou de acordo com o manual do proprietário;
- Procedimento: Sempre verifique a integridade física dos sensores e de seus conectores;
- Verificação de Conexões Elétricas: Cheque se há conexões soltas, corroídas ou danificadas. Conexões ruins podem causar leituras erradas ou falhas na comunicação do sensor com a ECU (Unidade de Controle do Motor).
Teste de Funcionamento:
- Regularidade: Conforme indicado por sintomas de mau funcionamento e/ou Luz da Injeção acesa.
- Procedimento: Utilize um scanner OBD-II para ler os códigos de falha e realizar testes de desempenho dos sensores. Isso pode incluir testes de resposta do sensor lambda, verificação da coerência dos dados do sensor de posição do virabrequim, entre outros.
Substituição Preventiva:
- Regularidade: Alguns sensores têm intervalos de substituição recomendados pelo fabricante, sempre verifique e fique atento aos prazos.
- Procedimento: Sensores como o lambda, por exemplo, podem ter sua eficiência reduzida ao longo do tempo, mesmo sem apresentar uma falha completa. A substituição preventiva desses sensores pode evitar problemas de desempenho.
Capilaridade, você sabe o que é?
Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. Essa ação pode fazer com que líquidos fluam mesmo contra a força da gravidade ou à indução de um campo magnético. Se um tubo que está em contato com esse líquido for fino o suficiente, a combinação de tensão superficial, causada pela coesão entre as moléculas do líquido, com a adesão do líquido à superfície desse material, pode fazê-lo subir por ele. Esta capacidade de subir ou descer resulta da capacidade de o líquido “molhar” ou não a superfície do tubo.
No caso a capilaridade no sistema de injeção eletrônica dos veículos é a infiltração de líquido de arrefecimento pelo chicote da injeção leetrônica do veículo até a ECU. Quando há problema de ressecamento na guarnição do sensor de temperatura junto a carcaça do motor, o liquido sai do motor e entra pelo conector do chicote e pelo fenômeno da capilaridade chega até à ECU!
Como diagnosticar:
Passe o equipamento de diagnóstico no veículo. Se ele continuar indicando problema no sensor de temperatura ou se a ventoinha do radiador liga e não desliga e é percebido vestígio do líquido de arrefecimento mesmo após a troca do sensor, pode ser um caso de capilaridade.
Como resolver:
Verifique os bornes da ECU a procura de pontos de umidade. Caso seja constatado, será necessária fazer a reparação desse módulo da ECU para que o problema seja definitivamente resolvido.
Boas Práticas na Manutenção de Sensores
- Uso de Peças de Alta Qualidade: Sensores de baixa qualidade podem falhar prematuramente e fornecer leituras imprecisas, afetando o desempenho do motor. A MTE-THOMSON tem uma linha completa de sensores para os sistemas de temperatura, injeção eletrônica e escape, cuidando dos veículos e garantindo qualidade e segurança para o bom funcionamento dos veículos.
Atenção aos sintomas: Desempenho irregular do motor, dificuldade de partida, aumento do consumo de combustível e luz de injeção acesa são sinais de que um ou mais sensores podem estar falhando.
“A manutenção preventiva dos sensores na parte do motor é essencial para manter o desempenho, a eficiência e a confiabilidade do sistema. Uma análise preventiva, verificando limpeza, teste e quando necessário, substituição dos sensores, pode prevenir falhas, reduzir emissões, custos de reparo e prolongar a vida útil do motor.”, explica Alberto Maciel, Consultor Técnico da MTE-THOMSON.
Para saber sobre produtos, dúvidas sobre aplicações e serviços, consulte sempre o CatE – Catálogo Eletrônico MTE, entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
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