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5 problemas causados por defeito no Plug Eletrônico

  • 21 fev 2025
  • Conteúdos Técnicos
Plug Eletrônico

Os plugs eletrônicos, utilizados nos sistemas automotivos, são basicamente termistores do tipo NTC (Negative Temperature Coefficient), ou seja, resistores cuja resistência diminui com o aumento da temperatura. Estes plugs são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC, e desempenham funções importantes em diversos sistemas:

 

Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido de arrefecimento em motores refrigerados a água e a temperatura do óleo em motores refrigerados a ar, nos sistemas de injeção/ignição eletrônica.

Temperatura do ar: Mede a temperatura do ar admitido nos sistemas de injeção/ignição eletrônica.

Temperatura ambiente, interior e exterior: Mede a temperatura do ar nos sistemas de climatização eletrônicos.

Temperatura da bateria: Mede a temperatura da bateria nos sistemas integrados de controle do alternador.

Temperatura do combustível: Mede a temperatura tanto do etanol como da gasolina ou a mistura dos dois.

Temperatura do sistema de troca de calor: nos veículos elétricos ou híbridos.

No entanto, devido a fatores como variações de temperatura, vibração e exposição a elementos ambientais, esses plugs podem apresentar defeitos que comprometem o desempenho do veículo.

1. Desvio da Calibração (Resistência Incorreta) 

O plug eletrônico NTC apresenta uma curva de resistência/temperatura diferente da especificada pelo fabricante. Isso pode ocorrer devido a envelhecimento do material, danos internos ou contaminação.

Como diagnosticar:

  • Utilize um multímetro para medir a resistência do plug em diferentes temperaturas conhecidas;
  • Compare os valores medidos com a tabela de referência fornecida pelo fabricante do veículo ou do plug;
  • Se houver uma discrepância significativa, o plug pode estar com a calibração alterada.

2. Curto-Circuito Interno

Ocorre quando há uma conexão direta entre os terminais do plug eletrônico, resultando em resistência próxima de zero, independentemente da temperatura.

Como diagnosticar:

  • Desconecte o plug do chicote elétrico;
  • Utilize um multímetro na escala de resistência (ohms);
  • Meça a resistência entre os terminais do plug;
  • Se a resistência for muito baixa (próxima de zero), o plug está em curto-circuito.

3. Circuito Aberto (Interrupção)

Ocorre quando há uma interrupção na continuidade elétrica dentro do plug eletrônico, resultando em resistência infinita, independentemente da temperatura.

Como diagnosticar:

  • Desconecte o plug do chicote elétrico;
  • Utilize um multímetro na escala de resistência (ohms);
  • Meça a resistência entre os terminais do plug;
  • Se a resistência for infinita, o plug está com circuito aberto;

4. Conexão Defeituosa nos Terminais

Mau contato, oxidação ou corrosão nos terminais do plug eletrônico, resultando em resistência de contato elevada e sinais intermitentes.

Como diagnosticar:

  • Inspecione visualmente os terminais do plug em busca de sinais de oxidação, corrosão ou sujeira;
  • Utilize uma lixa fina ou produto de limpeza de contatos elétricos para limpar os terminais;
  • Verifique a firmeza da conexão dos terminais no chicote elétrico;
  • Utilize um multímetro para medir a resistência de contato entre o plug e o chicote elétrico.

5. Danos Físicos ao Elemento NTC

Rachaduras, quebras ou deformações no elemento NTC do plug eletrônico, resultando em leituras imprecisas ou falha completa.

Como diagnosticar:

  • Inspecione visualmente o plug em busca de sinais de danos físicos;
  • Se houver danos visíveis, o plug deve ser substituído.

“A identificação e a correção desses defeitos são essenciais para garantir o bom funcionamento dos sistemas eletrônicos automotivos, a segurança dos ocupantes e a durabilidade do veículo. A inspeção regular, a limpeza adequada, o diagnóstico preciso com o uso de ferramentas como multímetro e a substituição de plugs eletrônicos danificados são medidas preventivas importantes para evitar problemas imprevistos e gastos inesperados.”, explica Alberto Maciel, Consultor Técnico MTE-THOMSON.

A MTE-THOMSON possui uma linha completa de plugs eletrônicos, fundamentais para manter o bom funcionamento do veículo. Saiba onde encontrar:

Cat-E ZAP

O catálogo completo da MTE-THOMSON, o CatE-Zap, com a funcionalidade de “busca por placa” pode ser acessado diretamente pelo Whatsapp.

Para ter acesso, basta cadastrar no celular o número (11)4393-4361 como se faz com qualquer contato de Whatsapp. Depois, basta mandar um “olá” que automaticamente, o Thom se apresentará como o assistente virtual da MTE e pronto! Vocês já estão conectados!

A busca da peça é feita através da placa do veículo. Serão fornecidas informações sobre aplicação, foto e dados técnicos do produto, de forma simples, direta e objetiva.

Compre MTE

Para adquirir produtos da marca, escolha sempre o Compre MTE, o canal oficial de venda da empresa, que através de lojas parceiras, atende todo o público, de norte a sul do País, com agilidade e segurança.

Para conhecer a loja, basta acessar o www.compremte.com.br e boas compras!

E para saber sobre produtos, dúvidas sobre aplicações e serviços, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE, entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.

 

Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON

Foto: Divulgação

 

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