Os plugs eletrônicos, utilizados nos sistemas automotivos, são basicamente termistores do tipo NTC (Negative Temperature Coefficient), ou seja, resistores cuja resistência diminui com o aumento da temperatura. Estes plugs são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC, e desempenham funções importantes em diversos sistemas:
Temperatura do motor: Mede a temperatura do líquido de arrefecimento em motores refrigerados a água e a temperatura do óleo em motores refrigerados a ar, nos sistemas de injeção/ignição eletrônica.
Temperatura do ar: Mede a temperatura do ar admitido nos sistemas de injeção/ignição eletrônica.
Temperatura ambiente, interior e exterior: Mede a temperatura do ar nos sistemas de climatização eletrônicos.
Temperatura da bateria: Mede a temperatura da bateria nos sistemas integrados de controle do alternador.
Temperatura do combustível: Mede a temperatura tanto do etanol como da gasolina ou a mistura dos dois.
Temperatura do sistema de troca de calor: nos veículos elétricos ou híbridos.
No entanto, devido a fatores como variações de temperatura, vibração e exposição a elementos ambientais, esses plugs podem apresentar defeitos que comprometem o desempenho do veículo.
1. Desvio da Calibração (Resistência Incorreta)
O plug eletrônico NTC apresenta uma curva de resistência/temperatura diferente da especificada pelo fabricante. Isso pode ocorrer devido a envelhecimento do material, danos internos ou contaminação.
Como diagnosticar:
- Utilize um multímetro para medir a resistência do plug em diferentes temperaturas conhecidas;
- Compare os valores medidos com a tabela de referência fornecida pelo fabricante do veículo ou do plug;
- Se houver uma discrepância significativa, o plug pode estar com a calibração alterada.
2. Curto-Circuito Interno
Ocorre quando há uma conexão direta entre os terminais do plug eletrônico, resultando em resistência próxima de zero, independentemente da temperatura.
Como diagnosticar:
- Desconecte o plug do chicote elétrico;
- Utilize um multímetro na escala de resistência (ohms);
- Meça a resistência entre os terminais do plug;
- Se a resistência for muito baixa (próxima de zero), o plug está em curto-circuito.
3. Circuito Aberto (Interrupção)
Ocorre quando há uma interrupção na continuidade elétrica dentro do plug eletrônico, resultando em resistência infinita, independentemente da temperatura.
Como diagnosticar:
- Desconecte o plug do chicote elétrico;
- Utilize um multímetro na escala de resistência (ohms);
- Meça a resistência entre os terminais do plug;
- Se a resistência for infinita, o plug está com circuito aberto;
4. Conexão Defeituosa nos Terminais
Mau contato, oxidação ou corrosão nos terminais do plug eletrônico, resultando em resistência de contato elevada e sinais intermitentes.
Como diagnosticar:
- Inspecione visualmente os terminais do plug em busca de sinais de oxidação, corrosão ou sujeira;
- Utilize uma lixa fina ou produto de limpeza de contatos elétricos para limpar os terminais;
- Verifique a firmeza da conexão dos terminais no chicote elétrico;
- Utilize um multímetro para medir a resistência de contato entre o plug e o chicote elétrico.
5. Danos Físicos ao Elemento NTC
Rachaduras, quebras ou deformações no elemento NTC do plug eletrônico, resultando em leituras imprecisas ou falha completa.
Como diagnosticar:
- Inspecione visualmente o plug em busca de sinais de danos físicos;
- Se houver danos visíveis, o plug deve ser substituído.
“A identificação e a correção desses defeitos são essenciais para garantir o bom funcionamento dos sistemas eletrônicos automotivos, a segurança dos ocupantes e a durabilidade do veículo. A inspeção regular, a limpeza adequada, o diagnóstico preciso com o uso de ferramentas como multímetro e a substituição de plugs eletrônicos danificados são medidas preventivas importantes para evitar problemas imprevistos e gastos inesperados.”, explica Alberto Maciel, Consultor Técnico MTE-THOMSON.
A MTE-THOMSON possui uma linha completa de plugs eletrônicos, fundamentais para manter o bom funcionamento do veículo. Saiba onde encontrar:
Cat-E ZAP
O catálogo completo da MTE-THOMSON, o CatE-Zap, com a funcionalidade de “busca por placa” pode ser acessado diretamente pelo Whatsapp.
Para ter acesso, basta cadastrar no celular o número (11)4393-4361 como se faz com qualquer contato de Whatsapp. Depois, basta mandar um “olá” que automaticamente, o Thom se apresentará como o assistente virtual da MTE e pronto! Vocês já estão conectados!
A busca da peça é feita através da placa do veículo. Serão fornecidas informações sobre aplicação, foto e dados técnicos do produto, de forma simples, direta e objetiva.
Compre MTE
Para adquirir produtos da marca, escolha sempre o Compre MTE, o canal oficial de venda da empresa, que através de lojas parceiras, atende todo o público, de norte a sul do País, com agilidade e segurança.
Para conhecer a loja, basta acessar o www.compremte.com.br e boas compras!
E para saber sobre produtos, dúvidas sobre aplicações e serviços, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE, entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa MTE-THOMSON
Foto: Divulgação