Sensor de Rotação

O que é o Sensor de Rotação?

O Sensor de Rotação é um importante componente no Sistema de Injeção Eletrônica, pois mede a rotação do motor (RPM) e informa a Unidade de Comando (ECU). Se este Sensor apresentar problemas, o veículo não funciona.

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SENSOR ROTAÇÃO MTE 7033

Qual a função do Sensor de Rotação?

Através do sinal pulsado enviado pelo sensor de rotação, a unidade de comando calcula a velocidade de rotação do eixo onde está instalado o sensor.

Qual a sua aplicação e utilização?

Os sensores de rotação são utilizados como:

  • Sensor de RPM e PMS (rotação e ponto morto superior); identificado com a sigla CKP em inglês;
  • Sensor de posição do eixo comando; identificado com a sigla CMP em inglês. Conhecido como Sensor de Fase;
  • Sensor de velocidade do veículo; identificado com a sigla VSS;
  • Sensor de velocidade da roda; utilizados nos sistemas de freios ABS.
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SENSOR ROTAÇÃO MTE 7050

image3 1 - Sensor de Rotação

SENSOR DE FASE MTE 70577

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SENSOR DE VELOCIDADE MTE 7308

Como funciona?

sensor de rotação está sempre, associado a uma roda dentada (fônica) ou disco magnetizado alternadamente. Atualmente, os tipos mais utilizados são:

  • De relutância magnética variável;
  • De efeito HALL;
  • Magneto-resistivos.

Sensor de Relutância Magnética Variável

image5 - Sensor de Rotação

Este sensor consiste de um imã permanente com uma bobina captora enrolada sobre ele.

Toda vez que um dente da roda passa na frente do sensor magnético, a relutância do circuito magnético diminui; quando nenhum dente está na frente, a relutância aumenta.

Assim, quando a roda gira, o fluxo magnético varia; esta variação de fluxo induz uma tensão variável na bobina captora (na forma de pulsos; sincronizados com a passagem dos dentes na frente do imã).

Nos terminais do sensor é possível medir pulsos de tensão toda vez que um dente enfrenta o sensor. O valor de tensão dos pulsos depende da velocidade de rotação da roda fônica.

Sensor de Efeito HALL

É constituído por uma pequena pastilha de material semicondutor circulado por uma corrente contínua. A resistência elétrica da pastilha é sensível à presença de campo magnético. Assim, variando o campo magnético varia a resistência e com isto, a corrente no circuito. Um circuito eletrônico interno ao sensor converte as variações de corrente em variações de tensão.

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A figura apresenta um sensor de rotação baseado no efeito Hall na configuração utilizada em motores com distribuidor. O fluxo magnético que atinge o sensor varia devido à presença ou não de uma janela do rotor.

No exemplo, o rotor se interpõe entre o ímã e o elemento sensível. Ao girar, a alternância de abas e janelas provoca a variação de campo magnético necessária à geração do sinal pulsado.

É importante ressaltar que, no caso do sensor HALL, a tensão gerada pelo sensor independe da velocidade de rotação do rotor ou da roda dentada.

Sensor Magneto-resistivo

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Estes sensores são constituídos de um disco de material magnético, magnetizado de forma alternada, com ímãs de polaridade diferente.

Um circuito eletrônico contendo um elemento magneto-resistivo, está instalado sobre o disco. O elemento sensível tem a propriedade de modificar a sua resistência em função da intensidade do campo magnético que o atravessa.  Ao girar o disco, os ímãs provocam a variação do campo magnético que atinge o elemento magneto-resistivo.

Como consequência disto, varia também a resistência do mesmo. Um circuito eletrônico associado transforma as variações de resistência em variações de tensão gerando, assim, o sinal pulsado.

Onde está localizado?

A localização do sensor de rotação depende da aplicação:

  • Sensor de rotação do motor: Associado a uma roda dentada, solidária ao virabrequim ou instalado no distribuidor;
  • Sensor de posição do eixo comando: Instalado no cabeçote (comando no cabeçote) associado ao dente forjado no eixo de comando ou instalado em dispositivo conectado mecanicamente com o eixo comando, nos motores com comando no bloco;
  • Sensor de velocidade do veículo: Associado a uma roda dentada instalada na saída da transmissão ou acionado pelo flexível do velocímetro;
  • Sensor de velocidade da roda (ABS): Instalado no cubo da roda, associado a uma roda dentada; em alguns veículos com tração traseira, instalado no eixo de propulsão das rodas traseiras.
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Quando o Sensor de Rotação não funciona?

  • Quando o defeito resulta numa condição de falha “fora da faixa de operação” do sensor (curto-circuito ou circuito aberto), um código de falha é gravado na memória, o qual pode ser recuperado utilizando equipamento de teste (scanner). Neste caso, o sistema correspondente entra em estado de emergência. No caso de falha no sensor de rotação do motor, este não funciona. No caso do sensor de velocidade da roda (ABS) o sistema é desativado.
  • Quando o defeito resulta numa condição de falha “dentro da faixa de operação” do sensor, não há, geralmente, gravação de código de falha e os sintomas dependem da aplicação. Os mais comprometidos são:
  • O sensor de rotação do motor: o motor pode não funcionar ou parar abruptamente;
  • O sensor de velocidade da roda (ABS): pode causar funcionamento errático do sistema.

Como posso diagnosticar?

Para o diagnóstico pode ser utilizado o scanner, visualizando o parâmetro “Rotação”, “Velocidade do Veículo”, “Velocidade da Roda” (ABS). Também, pode ser diagnosticado recuperando possíveis códigos de falha gravados na memória.

  • Nos sensores de relutância, a bobina pode ser verificada com ohmímetro; o sinal gerado é verificado com voltímetro (não com caneta) fazendo girar, com uma certa velocidade, o eixo correspondente.
  • Os sensores magneto-resistivos e os de efeito HALL podem ser diagnosticados com voltímetro ou com caneta de polaridade. O sinal pode ser verificado fazendo girar o eixo correspondente, lentamente.

Luz de Injeção acesa pode ser o Sensor de Rotação?

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Sim, pode ser! É importante levar o mais rápido possível a uma Oficina Mecânica para avaliação do problema. O mau funcionamento deste Sensor pode deixar o veículo sem funcionamento.

Quanto custa um Sensor de Rotação?

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