Informações Técnicas
Função
São utilizados nos sistemas de eletrônica embarcada nas seguintes medições:
- Temperatura do motor: Nos sistemas de injeção/ignição eletrônica, mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.
- Temperatura do ar: Nos sistemas de injeção/ignição eletrônica, mede a temperatura do ar admitido.
- Temperatura ambiente, interior e exterior: Nos sistemas de climatização eletrônicos, mede a temperatura do ar.
- Temperatura da bateria: Nos sistemas integrados de controle do alternador, mede a temperatura da bateria.
Princípio de Funcionamento
Os Plugs Eletrônicos utilizados nos sistemas automotivos são basicamente,termistores (resistores do tipo NTC). Estes Plugs são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC. (Fig.1).
Como mostra a (Fig.2), a principal característica do Termistor (NTC, do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada da sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.
aumento de temperatura → diminuição da resistência
diminuição de temperatura → aumento da resistência
A montagem do Plug depende da aplicação à qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que o isola do líquido de arrefecimento. Nos Plugs destinados à medição da temperatura do ar (ar admitido, ar exterior/interior), o elemento NTC fica exposto à corrente de ar.
Nota: O Sensor de Temperatura do ar admitido (ACT) pode estar associado ao Sensor de Pressão de Coletor (MAP) formando um sensor combinado, em alguns casos, identificado com a sigla MAT.
Localização
Plug Eletrônico do motor: na Válvula Termostática, no bloco do motor ou na base do coletor de admissão, quando por esta circula líquido arrefecedor(motores a álcool).
Plug Eletrônico do ar admitido: no coletor de admissão (sistemas multiponto) ou na tampa do corpo da borboleta (sistemas monoponto).
Utilização
Plug Eletrônico do motor – Utilizado para:
- Ajuste do teor da mistura: enriquecimento com motor frio.
- Ajuste do avanço: atraso com motor quente para evitar detonação.
- Controle do ventilador do radiador.
Plug Eletrônico do ar admitido – Utilizado para:
- Ajuste do ponto de ignição.
- Cálculo da massa de ar admitida em sistemas “velocidade/densidade”.
Quando não funciona
Plug Eletrônico do motor:
Aumento de consumo, hesitação, motor sem resposta. Em sistemas de injeção mais antigos pode produzir o afogamento do motor.
Plug Eletrônico do ar:
Detonação, marcha lenta irregular, aquecimento excessivo.
Manutenção
Cuidados quando trocar o Plug:
- Deve-se evitar o excesso de aperto.
- Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento.
Diagnóstico
Para estes Plugs há três tipos de falha:
- O Plug envia a informação errada, dentro da faixa de trabalho.
- O Plug envia a informação errada fora da faixa de trabalho (curto ou aberto).
- A informação é errada (curto ou aberto) para certas temperaturas (falha intermitente).
Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando o equipamento de teste (“scanner”) ou voltímetro.
Para o caso 1: Utilizar o modo “visualização de parâmetros de funcionamento” e comparar com a temperatura real do motor ou do ar admitido.
Para o caso 2: Utilizar o modo “ler falhas armazenadas”.
Para o caso 3: Com o Plug conectado e utilizando o voltímetro, verificar a presença de eventuais descontinuidades (saltos de tensão) na medição do sinal do Plug, enquanto o motor aquece desde temperatura ambiente até a normal de trabalho. A verificação do Plug (curto ou aberto) é realizada com ohmímetro. Para a verificação da calibração, além do ohmímetro, é indispensável dispor da curva característica ou da tabela de calibração fornecidas pelo fabricante.
Cuidados
- Verifique sempre o plug eletrônico correto para cada modelo do veículo.
- Nunca faça manutenção com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
- Qualquer sintoma de excesso de temperatura , estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
- Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
- Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
- Não completar com água pura, pois dilui a concentração do etileno-glicol.
- Diminuição do nível do líquido, deve ter algum vazamento no sistema.
- Faça sempre a manutenção preventiva dos Plugs a cada 30.000 Km.
Garantia
– Os produtos da MTE-THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data da compra pelo usuário final.
– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente.
– A reposição ocorrerá no local da compra mediante apresentação da nota fiscal, conforme descrito no Procedimento de Garantia.
– Esta garantia é válida apenas para os produtos da MTE-THOMSON.