Plug Eletrônico Água

Plug Eletrônico Água

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

 

Função

São “Termômetros” que transformam temperatura em sinais elétricos para serem interpretados pelos módulos de eletrônica embarcada.

 

Aplicação

São utilizados nos sistemas de eletrônica embarcada nas seguintes medições:

  • Temperatura do motor: Nos sistemas de injeção/ignição eletrônica, mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.
  • Temperatura do ar: Nos sistemas de injeção/ignição eletrônica, mede a temperatura do ar admitido.
  • Temperatura ambiente, interior e exterior: Nos sistemas de climatização eletrônicos, mede a temperatura do ar.
  • Temperatura da bateria: Nos sistemas integrados de controle do alternador, mede a temperatura da bateria.

 

Princípio de Funcionamento

Os Plugs Eletrônicos utilizados nos sistemas automotivos são basicamente,termistores (resistores do tipo NTC). Estes Plugs são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC. (Fig.1).

plug - Plug Eletrônico Água

 

Como mostra a (Fig.2), a principal característica do Termistor (NTC, do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada da sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.

grafico resistencia x temperatura - Plug Eletrônico Água

 

aumento de temperatura →  diminuição da resistênciar

diminuição de temperatura  →  aumento da resistênciar

A montagem do Plug depende da aplicação à qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que o isola do líquido de arrefecimento. Nos Plugs destinados à medição da temperatura do ar (ar admitido, ar exterior/interior), o elemento NTC fica exposto à corrente de ar.

Nota: O Sensor de Temperatura do ar admitido (ACT) pode estar associado ao Sensor de Pressão de Coletor (MAP) formando um sensor combinado, em alguns casos, identificado com a sigla MAT.

 

Localização

Plug Eletrônico do motor: na Válvula Termostática, no bloco do motor ou na base do coletor de admissão, quando por esta circula líquido arrefecedor(motores a álcool).

Plug Eletrônico do ar admitido: no coletor de admissão (sistemas multiponto) ou na tampa do corpo da borboleta (sistemas monoponto).

 

Utilização

Plug Eletrônico do motor – Utilizado para:

  • Ajuste do teor da mistura: enriquecimento com motor frio.
  • Ajuste do avanço: atraso com motor quente para evitar detonação.
  • Controle do ventilador do radiador.

Plug Eletrônico do ar admitido – Utilizado para:

  • Ajuste do ponto de ignição.
  • Cálculo da massa de ar admitida em sistemas “velocidade/densidade”.

 

Quando não funciona

  • Plug Eletrônico do motor:

Aumento de consumo, hesitação, motor sem resposta. Em sistemas de injeção mais antigos pode produzir o afogamento do motor.

  • Plug Eletrônico do ar:

Detonação, marcha lenta irregular, aquecimento excessivo.

 

Manutenção

Cuidados quando trocar o Plug:

  • Deve-se evitar o excesso de aperto.
  • Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento. 

 

Diagnóstico

Para estes Plugs há três tipos de falha:

  1. O Plug envia a informação errada, dentro da faixa de trabalho.
  2. O Plug envia a informação errada fora da faixa de trabalho (curto ou aberto).
  3. A informação é errada (curto ou aberto) para certas temperaturas (falha intermitente).

Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando o equipamento de teste (“scanner”) ou voltímetro.

Para o caso 1: Utilizar o modo “visualização de parâmetros de funcionamento” e comparar com a temperatura real do motor ou do ar admitido.

Para o caso 2: Utilizar o modo “ler falhas armazenadas”.

Para o caso 3: Com o Plug conectado e utilizando o voltímetro, verificar a presença de eventuais descontinuidades (saltos de tensão) na medição do sinal do Plug, enquanto o motor aquece desde temperatura ambiente até a normal de trabalho. A verificação do Plug (curto ou aberto) é realizada com ohmímetro. Para a verificação da calibração, além do ohmímetro, é indispensável dispor da curva característica ou da tabela de calibração fornecidas pelo fabricante.

 

Cuidados

  • Verifique sempre o  plug eletrônico correto para cada  modelo do veículo.
  • Nunca faça manutenção com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura , estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
  • Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
  • Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
  • Não completar com água pura, pois dilui a concentração do etileno-glicol.
  • Diminuição  do nível do líquido, deve ter algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva dos Plugs a cada 30.000 Km.

 

Garantia

– Os produtos da MTE-THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data da compra pelo usuário final.

– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente.

– A reposição ocorrerá no local da compra mediante apresentação da nota fiscal, conforme descrito no Procedimento de Garantia.

– Esta garantia é válida apenas para os produtos da MTE-THOMSON.

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