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MTE-THOMSON
ORIGINAL
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Plug Eletrônico Água

Informações Técnicas

Função

São utilizados nos sistemas de eletrônica embarcada nas seguintes medições:

  • Temperatura do motor: Nos sistemas de injeção/ignição eletrônica, mede a temperatura do líquido arrefecedor nos motores refrigerados a água e a temperatura do óleo nos motores refrigerados a ar.
  • Temperatura do ar: Nos sistemas de injeção/ignição eletrônica, mede a temperatura do ar admitido.
  • Temperatura ambiente, interior e exterior: Nos sistemas de climatização eletrônicos, mede a temperatura do ar.
  • Temperatura da bateria: Nos sistemas integrados de controle do alternador, mede a temperatura da bateria.

Princípio de Funcionamento

Os Plugs Eletrônicos utilizados nos sistemas automotivos são basicamente,termistores (resistores do tipo NTC). Estes Plugs são constituídos de uma cápsula ou suporte, onde é montado o elemento NTC. (Fig.1).

plug

Como mostra a (Fig.2), a principal característica do Termistor (NTC, do inglês: Negative Temperature Coefficient ou coeficiente negativo de temperatura) é a de apresentar uma variação acentuada da sua resistência elétrica com relação à temperatura à qual está submetido.

aumento de temperatura → diminuição da resistência

diminuição de temperatura → aumento da resistência

A montagem do Plug depende da aplicação à qual se destina. Naqueles utilizados na medição da temperatura do motor, o elemento NTC fica alojado dentro de uma cápsula de proteção, que o isola do líquido de arrefecimento. Nos Plugs destinados à medição da temperatura do ar (ar admitido, ar exterior/interior), o elemento NTC fica exposto à corrente de ar.

Nota: O Sensor de Temperatura do ar admitido (ACT) pode estar associado ao Sensor de Pressão de Coletor (MAP) formando um sensor combinado, em alguns casos, identificado com a sigla MAT.

Localização

Plug Eletrônico do motor: na Válvula Termostática, no bloco do motor ou na base do coletor de admissão, quando por esta circula líquido arrefecedor(motores a álcool).

Plug Eletrônico do ar admitido: no coletor de admissão (sistemas multiponto) ou na tampa do corpo da borboleta (sistemas monoponto).

Utilização

Plug Eletrônico do motor – Utilizado para:

  • Ajuste do teor da mistura: enriquecimento com motor frio.
  • Ajuste do avanço: atraso com motor quente para evitar detonação.
  • Controle do ventilador do radiador.

Plug Eletrônico do ar admitido – Utilizado para:

  • Ajuste do ponto de ignição.
  • Cálculo da massa de ar admitida em sistemas “velocidade/densidade”.

Quando não funciona

Plug Eletrônico do motor:
Aumento de consumo, hesitação, motor sem resposta. Em sistemas de injeção mais antigos pode produzir o afogamento do motor.

Plug Eletrônico do ar:
Detonação, marcha lenta irregular, aquecimento excessivo.

Manutenção

Cuidados quando trocar o Plug:

  • Deve-se evitar o excesso de aperto.
  • Fazer a sangria (retirada do ar) do sistema de arrefecimento.

Diagnóstico

Para estes Plugs há três tipos de falha:

  1. O Plug envia a informação errada, dentro da faixa de trabalho.
  2. O Plug envia a informação errada fora da faixa de trabalho (curto ou aberto).
  3. A informação é errada (curto ou aberto) para certas temperaturas (falha intermitente).

 

Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando o equipamento de teste (“scanner”) ou voltímetro.


Para o caso 1: Utilizar o modo “visualização de parâmetros de funcionamento” e comparar com a temperatura real do motor ou do ar admitido.

Para o caso 2: Utilizar o modo “ler falhas armazenadas”.

Para o caso 3: Com o Plug conectado e utilizando o voltímetro, verificar a presença de eventuais descontinuidades (saltos de tensão) na medição do sinal do Plug, enquanto o motor aquece desde temperatura ambiente até a normal de trabalho. A verificação do Plug (curto ou aberto) é realizada com ohmímetro. Para a verificação da calibração, além do ohmímetro, é indispensável dispor da curva característica ou da tabela de calibração fornecidas pelo fabricante.

Cuidados

  • Verifique sempre o plug eletrônico correto para cada modelo do veículo.
  • Nunca faça manutenção com o sistema de arrefecimento quente. Grande risco de queimaduras.
  • Qualquer sintoma de excesso de temperatura , estacione em local seguro e desligue o motor imediatamente.
  • Checar o nível do líquido semanalmente com o motor frio.
  • Utilizar sempre o líquido de arrefecimento especificado e na proporção correta.
  • Não completar com água pura, pois dilui a concentração do etileno-glicol.
  • Diminuição do nível do líquido, deve ter algum vazamento no sistema.
  • Faça sempre a manutenção preventiva dos Plugs a cada 30.000 Km.

Garantia

– Os produtos da MTE-THOMSON possuem garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação ou material, a partir da data da compra pelo usuário final.

– A garantia não tem validade para peças danificadas por erros de instalação, aplicação ou acidente.

– A reposição ocorrerá no local da compra mediante apresentação da nota fiscal, conforme descrito no Procedimento de Garantia.

– Esta garantia é válida apenas para os produtos da MTE-THOMSON.

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