Back

Oficinas mecânicas de SP terão selo de sustentabilidade

Selo Sindirepa Sustentabilidade 229x300 - Oficinas mecânicas de SP terão selo de sustentabilidade

Um novo selo de sustentabilidade para oficinas mecânicas do Estado de São Paulo tem o objetivo de levar melhores práticas ao setor. Lançado em abril pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos), ele será ampliado a partir de parceria firmada com o Sebrae-SP.

Para isso, serão feitas consultorias para oficinas que buscam se adequar, a partir de julho.

A gestora do programa, Dorli Martins, do Sebrae, diz que a consultoria leva 15 horas e seu custo é de R$ 1.800, sendo que a entidade subsidia 80% do valor. O empresário participa com R$ 360.

O selo, que é concedido após avaliação do Sindirepa-SP, possui três diferentes categorias: legalidade, sustentabilidade e excelência.

No item de legalidade, o principal foco será o cumprimento da legislação em aspectos ambientais e trabalhistas. Entre os pontos avaliados, estão itens como ter todos os funcionários registrados e possuir caixa separadora de água e óleo.

DIFERENCIAL

Renato Feitosa, 59, participou do programa-piloto de consultorias junto com mais quatro oficinas. Dono da Evolution há dez anos, ele diz que as consultorias ajudaram a melhorar diversos aspectos que ele desconhecia.

Entre as adequações realizadas, destaca a destinação correta de itens contaminados (por tinta, por exemplo), que devem ser levados por empresa especializada.

Ele também passou a exigir documentos que comprovam a entrega da sucata pelas empresas que fazem o recolhimento.

Para Feitosa, o erro mais comum nas oficinas está ligado à armazenagem do tambor de óleo: “Nem todos têm a preocupação de ter uma areia embaixo que sirva como isolante para que o óleo não se disperse em caso de vazamento”.

Ele diz que possuir um selo que mostre que a oficina cumpre a legislação será um diferencial: “O consumidor vai saber que a oficina se preocupa”.

Fonte: Filipe Oliveira – Jornal Folha de São Paulo
Foto: Divulgação

GermanSpainUSABrazil