Back
motocicleta

MTE Responde 5 – Linha Moto – Superaquecimento do motor da XT660CC

Para você que trabalha com reparação de motos, estamos preparando uma série de dicas elaboradas pelo nosso Consultor Técnico, especialista no assunto, Paulo José de Sousa.

Toda segunda-feira postaremos uma dúvida frequente sobre o mundo das duas rodas e como diagnosticar o defeito.

Acompanhe aqui pelo nosso site ou também pelo nosso facebook no www.facebook.com.br/mtethomson, onde compartilharemos as dicas.

Hoje, nossa quinta dica é sobre o motor da XT660CC, que aquece demais frequentemente. Qual a causa?

Descrição do sintoma do defeito:

Em motocicletas carburadas ou injetadas, equipadas com sistema de arrefecimento líquido (à água) percebe-se um superaquecimento do motor.

Prováveis causas podem ser:

  • Circular com a motocicleta em baixa velocidade em alta rotação no motor;
  • Ventilador do radiador (ventoinha) não funcionando;
  • Volume do líquido de arrefecimento abaixo do especificado ou ar no circuito de arrefecimento;
  • Proporção (densidade) da mistura ou qualidade do líquido de arrefecimento abaixo do padrão;
  • Defeito na válvula termostática;
  • Bomba d’água defeituosa;
  • Falha na tampa do radiador, falha na pressurização do líquido de arrefecimento;
  • Radiador danificado/colmeias amassadas;
  • Nível do óleo abaixo do especificado;
  • Ajuste incorreto na mistura ar/combustível.

Nota: Independente do modelo de motocicleta, problemas de aquecimento excessivo podem ser prejudiciais ao motor e devem ser reparados por um mecânico experiente tão logo seja percebido. A manutenção preventiva poderá detectar e antecipar alguns dos sintomas acima descritos, evitando gastos inesperados, mantendo o bom funcionamento da moto e a segurança de seus ocupantes.

Para saber mais sobre diagnóstico e resolução de problemas, temos à disposição 7 cursos para a Linha Moto que abrangem Sensores Lambda (motocicletas Honda), Reinicialização do ECM (motocicleta Honda Titan Mix), Sensor de temperatura motor EOT, Diagnóstico do sistema de injeção PGM-FI, Sensor tríplex, Sensores Lambda (motocicletas Yamaha 250cc), Módulo de controle do motor ECM Honda Titan 150.

Os cursos são totalmente online, gratuitos, com certificado e podem ser feitos cadastrando-se no http://cursosonline.mte-thomson.com.br/, quando e onde for melhor para você.

Em caso de dúvidas de serviços e peças, entre em contato pelo SIM (Serviço de Informação MTE-THOMSON) através do 0800 704 7277 ou no sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo nosso Whatsapp no (11) 95559-7775. Para modelos e aplicações, consulte nosso Catálogo Eletrônico https://cate.mte-thomson.com.br/.

GermanSpainUSABrazil