MTE Responde

MTE Responde 8 – Linha Moto – Água no motor

Para você que trabalha com reparação de motos, estamos preparando uma série de dicas elaboradas pelo nosso Consultor Técnico, especialista no assunto, Paulo José de Sousa.
 
Toda segunda-feira postaremos uma dúvida frequente sobre o mundo das duas rodas e como diagnosticar o defeito.
 
Acompanhe aqui pelo nosso site ou também pelo nosso facebook no www.facebook.com.br/mtethomson, onde compartilharemos as dicas.
 
Hoje, nossa oitava dica vai para as motos que por motivo de força maior, tiveram que atravessar algum trecho alagado. Motocicletas que pegam enchentes ou atravessam rios, o motor pode “engolir” água, prejudicando seu bom funcionamento. Qual a causa?
 
Prováveis causas podem ser:
  • Contaminação do lubrificante;
  • Água na câmara de combustão.
Ambos os efeitos são prejudiciais e a recomendação é que jamais tente dar partida no motor. O procedimento correto para a solução do problema é conduzir a motocicleta até uma oficina especializada. Se o reparador constatar presença de água nas partes internas da motocicleta, ele irá trocar o óleo contaminado, secar os componentes elétricos, limpar o filtro de ar, esvaziar a câmara de combustão, escapamento e outras partes, e se necessário trocar o combustível. Só assim será possível funcionar o motor em condição segura e concluir o diagnóstico.
 
Para saber mais sobre diagnóstico e resolução de problemas, temos à disposição 7 cursos para a Linha Moto que abrangem Sensores Lambda (motocicletas Honda), Reinicialização do ECM (motocicleta Honda Titan Mix), Sensor de temperatura motor EOT, Diagnóstico do sistema de injeção PGM-FI, Sensor tríplex, Sensores Lambda (motocicletas Yamaha 250cc), Módulo de controle do motor ECM Honda Titan 150.
 
Os cursos são totalmente online, gratuitos, com certificado e podem ser feitos cadastrando-se no https://cursosonline.mte-thomson.com.br/, quando e onde for melhor para você.
 
Em caso de dúvidas de serviços e peças, entre em contato pelo SIM (Serviço de Informação MTE-THOMSON) através do 0800 704 7277 ou no sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo nosso Whatsapp no (11) 95559-7775. Para modelos e aplicações, consulte nosso Catálogo Eletrônico https://cate.mte-thomson.com.br/.
 
Compartilhe