Para você que trabalha com reparação de motos, estamos preparando uma série de dicas elaboradas pelo nosso Consultor Técnico, especialista no assunto, Paulo José de Sousa.
Toda segunda-feira postaremos uma dúvida frequente sobre o mundo das duas rodas e como diagnosticar o defeito.
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Hoje, nossa terceira dica é sobre como armazenar a moto durante um período de inatividade. A motocicleta vai ficar parada durante seis meses. O que fazer para que as peças do motor não se deteriorem?
O preparo para o armazenamento e a ativação após um período de inatividade dos veículos motocicleta, motoneta ou scooter deve seguir a orientação do fabricante descrita no manual do proprietário.
Abaixo apresentamos algumas dicas em etapas, fundamentais para a elaboração do serviço:
- Retire todo o combustível do tanque e tubulações;
- Pulverize na parte interna do tanque um óleo protetivo;
- Troque o óleo do motor;
- Remova a vela de ignição e adicione no interior do cilindro uma pequena quantidade de óleo de motor, cerca de 30 cm³ (use uma seringa) acione o motor de arranque durante alguns segundos para que o óleo seja espalhado internamente no motor. Em seguida, reinstale a vela;
- Remova a bateria começando pelo polo negativo e em seguida o positivo, armazene-a em local seco, ventilado e longe do sol, apoiada em uma superfície de madeira ou de borracha;
- Quanto à carga da bateria, siga a orientação do fabricante da motocicleta, em geral deve-se dar carga lenta uma vez por mês;
- Apoie o veículo de modo que ambas as rodas não encostem no solo e calibre os pneus com as pressões recomendadas no manual do proprietário;
- Proteja as peças cromadas com uma fina camada de óleo protetivo. Não aplique o óleo nas peças de borracha, plástico, disco de freio e banco;
- Tampe a saída do escapamento (pode ser com um pedaço de pano).
Ativação da motocicleta após o período de inatividade
- Lave o reservatório de combustível, pode ser usado um pouco de gasolina para dissolver o óleo pulverizado;
- Abasteça o tanque. (Utilize gasolina, mesmo que a moto seja flex);
- Troque o óleo do motor e demais fluidos. (ver regras no manual de serviços do fabricante, ex: fluido de freio, líquido do radiador, óleo da suspensão dianteira e etc..);
- Instale a bateria começando pelo polo positivo e em seguida o polo negativo;
- Remova o tampão (pano) do escapamento;
- Remova a vela de ignição e acione a partida para expelir algum óleo que tenha ficado na câmara de combustão e reinstale a vela de ignição certificando-se que a mesma esteja seca (sem óleo);
- Calibre os pneus (consulte o manual do modelo para valores de pressão);
- Limpe o veículo, remova o óleo pulverizado nas partes;
- Ligue o veículo, não acelere bruscamente até que ele esteja aquecido e funcionado corretamente.
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