MINUTO DA VENDA – Cada Cliente é Único

Cada cliente é único. Já é tempo de desmistificarmos o dito popular que afirma que devemos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados. Uma das competências mais importantes para quem trabalha com vendas no varejo é a Empatia, ou seja, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e nos esforçarmos para compreender seus anseios e necessidades. Basta ter um mínimo de empatia e atenção ao cliente para percebermos que nossos clientes tem perfis diferentes e precisam ser tratados de forma diferente.

Para exemplificar, podemos falar sobre três perfis de clientes, cada um deles com necessidades específicas e que merecem um atendimento diferenciado. Vamos falar primeiro do Analítico. Um cliente analítico é atento a todos os detalhes. Para ele você terá de apresentar as características dos produtos e as peculiaridades de cada marca. Temos também o cliente com perfil Catalisador. Este tipo de cliente é mais informal e amigável e lhe dará mais abertura para tratá-lo de forma mais pessoal, o que pode incluir até mesmo um breve bate papo. Por fim, temos um terceiro tipo de cliente que poderemos chamar de Dominador. Clientes do tipo Dominador costumam ser bastante focados e objetivos na tomada de decisão, e esperam um atendimento ágil, com muita assertividade.

Em resumo, os campeões de vendas sabem que cada cliente é único, e o sucesso na construção de um relacionamento de valor com seus clientes requer a consciência de que devemos tratar o cliente, não como gostaríamos de ser tratados, mas como ele gostaria de ser atendido.

Assine nosso canal:



Faça uma busca:

Buscar...
Generic filters
Filter by Custom Post Type
BrazilUSAGermanSpainMexico