MINUTO DA VENDA – A Venda como um Processo

Uma boa venda não acontece por acaso. Motivação é sem dúvida uma característica marcante dos profissionais de vendas, contudo, ela sozinha não é suficiente. Vender, antes de tudo é um processo com etapas fundamentais que permitem ao profissional sanar as necessidades de seu cleinte e gerar resultados satisfatórios para sua empresa. Vamos citar algumas etapas básicas desse processo da venda. A primeira etapa da venda é o Diagnóstico. É preciso pesquisar o cliente para compreender mais a fundo quais são as suas necessidades.

Note, que por vezes, o que o seu cliente lhe pede não é a melhor solução para as necessidades dele. A segunda etapa envolve a Proposição de uma solução que venha a atender da melhor forma possível às suas necessidades. A capacidade de ressaltar os atributos de valor de sua proposta será fundamental neste momento. Em seguida, temos a terceira etapa que envolve a Negociação das condições da venda, que demandarão por parte do profissional de vendas a capacidade de trabalhar com as eventuais objeções do cliente e articular condições viáveis para a venda. Finalmente, temos a etapa de Relacionamento, onde devemos estender nosso atendimento além do momento da compra, prestando eventual suporte às dúvidas ou problemas do cliente.

Vale ressaltar que o processo de venda só termina quando o cliente compra novamente. Lembre-se sempre que a geração de ótimas vendas não é nem de longe uma questão de sorte. Trata-se de um processo que é composto por quatro etapas: Diagnóstico, Proposição, Negociação e Relacionamento. Boas vendas!

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