Dica MTE 07 – Módulo de Ignição (Hei) – GM

Saiba como aplicar corretamente o módulo Hei utilizado nos modelos Monza, Kadett e Ipanema. Verifique antes: Fuga de corrente nos cabos, curto circuito na parte elétrica, falta de aterramento, supressores, bobina impulsora, tensão do alternador, máximo de 14,8V e velas de ignição. Sempre aplicar a pasta térmica na base metálica do módulo! A falta de manutenção preventiva é a causadora da maior parte dos problemas deste sistema. O módulo H.E.I é sensível a fuga de corrente, curto-circuito e falta de aterramento. Verifique-o conforme sugestão abaixo, antes da troca.

FUGA DE CORRENTE

Verifique:

– Os cabos de velas de ignição e supressores;

– Velas de ignição;

– Bobina de ignição quanto ao seu aterramento ou fuga de corrente;

– Curto-circuito no supressor de ruído do radio;

– Se a fiação do ponto D do modulo H.E.I ao ponto D4 (saída da EST) do ECM, (fio branco)

não está em curto-circuito com o negativo.

FALHA DE ATERRAMENTO

Verifique:

Os cabos de aterramento atrás do cabeçote, fios ECM do ponto A12 e D1 (marrom);

O cabo negativo da bateria.

FALHA DE SINAL DE REFERÊNCIA

Verifique:

– Se a bobina impulsora dentro do distribuidor (pontos PN do módulo H.E.I) não está em

curto-circuito ou soltando a camada isolante (laranja).

CÓDIGO DE FALHAS DO ECM

Verifique:

Se há código 42 (ECM) presente no sistema, pois ele significa que o ECM detectou a

Interrupção no circuito ou curto-circuito com o negativo nos circuitos de Controle de

derivação da saída ou do EST.

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