COMO FUNCIONA – Sistema de Arrefecimento

Neste vídeo, vamos explicar como funciona o sistema de arrefecimento!

O bom funcionamento do radiador, ventoinha, bomba d’água, reservatório e mangueiras, além da válvula termostática, sensor de temperatura e o interruptor térmico que são fundamentais para o sistema.

A válvula termostática é a peça que faz a divisão entre o líquido no motor e no radiador.

A função dela é permitir o rápido aquecimento e a manutenção da temperatura para um bom funcionamento do motor.

Ela abre pela ação da cera expansiva na temperatura especificada liberando líquido QUENTE vindo do BLOCO DO MOTOR para o RADIADOR. O líquido quente por sua vez, atravessa todo o radiador sendo resfriado e voltando para o bloco do motor.

Já o interruptor térmico localizado no radiador tem a função de ligar a ventoinha em casos onde o fluxo de ar que passa por ele não seja suficiente.

Isto sempre acontece quando o motor está ligado e o veículo está parado em um congestionamento.

O interruptor é acionado quando os discos bi-metálicos se dilatam com o calor, provocando deslocamento de componentes no seu interior, por sua vez, LIGANDO E DESLIGANDO a ventoinha do radiador, resfriando o líquido no seu interior.

O líquido SEGUE ENTÃO para o motor e completa o ciclo.

O sensor de temperatura, localizado em diferentes partes do motor, possui uma pastilha cerâmica chamada termistor, ou seja, um resistor que varia em função da temperatura.

Isso significa que quando a temperatura do motor é baixa, a resistência elétrica do termistor é alta, impossibilitando a passagem de corrente elétrica para o ponteiro do painel do automóvel.

Quando a temperatura está alta, a resistência é baixa, possibilitando a passagem de corrente elétrica, e o ponteiro do painel indica essa variação de temperatura naquele momento.

Já este sensor da injeção eletrônica, conhecido como plug eletrônico, funciona de forma similar ao sensor de temperatura,
mas ao invés de enviar as informações para o painel, as informações são enviadas para o módulo de controle eletrônico, ou ECM.

Com esta informação, o módulo controla o tempo de injeção do combustível, o ponto de ignição, o sensor lambda e até ventilador do radiador substituindo o Interruptor térmico.

Quando o motor é desligado a bomba d’água para de funcionar, a válvula termostática começa a se fechar e o liquido a esfriar.

O motor trabalhando na temperatura certa evitará gasto excessivo de combustível, menor índice de poluentes e um melhor desempenho.

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